Home
Notícias
Prepare-se para mais chuva antes que o frio chegue! De sábado (7) a segunda-feira (9), várias regiões do Centro-Sul do Brasil terão pancadas de chuva. Isso acontece devido a uma combinação de fatores: uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, muita umidade vinda do Norte do país e a formação de uma nova área de baixa pressão na costa do Sudeste e Sul no domingo. Tudo isso cria as condições ideais para a instabilidade no tempo.
Os modelos de previsão indicam chuva significativa entre 60 e 80 mm para áreas do Mato Grosso, Paraná e sul de São Paulo. Outras regiões do Sudeste e Centro-Oeste também terão pancadas de chuva, com volumes menores, mas que podem chegar a 30 mm localmente.
A partir de domingo, 8 de junho, uma nova massa de ar polar começa a avançar com mais força sobre o Brasil. Embora não seja tão intensa quanto a de maio, este novo sistema será tão abrangente e deve causar uma sensação generalizada de frio em grande parte do Centro-Sul do país.
O resfriamento mais acentuado vai atingir o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, norte do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nessas áreas, as temperaturas mínimas podem ficar até 5 °C abaixo da média histórica de junho, que já é naturalmente baixa.
Outras áreas do Centro-Sul também sentirão os efeitos dessa massa polar, com mínimas entre 3 °C e 5 °C abaixo da média. Essa queda será mais perceptível durante as madrugadas e nas primeiras horas da manhã, entre os dias 8 e 14 de junho.
Este é o segundo episódio de frio mais abrangente observado no Brasil em 2025. O primeiro, em maio, trouxe mínimas abaixo de 5 °C em muitas cidades. Agora, mesmo com intensidade menor, a massa de ar frio tem um alcance geográfico tão grande quanto a primeira, reforçando a sensação de que o inverno chegou mais cedo em boa parte do país.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A