Logo

Notícias

Home

Notícias

Chuva de granizo na capital mineira foi a primeira registrada no mês de agosto em 108 anos

Publicada por Clima ao Vivo em 13/08/2018
Tags:

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o granizo que veio junto com a forte chuva do dia 06, foi o primeiro registrado no mês de agosto na capital mineira desde o começo das medições em 1910. Agosto é considerado um mês com baixo volume de chuva, por isso foi um evento que surpreendeu os meteorologistas.

Fenômeno atípico

Segundo o CPTEC/INPE, o acontecimento não é um fenômeno comum para esta época do ano. Esse tipo de evento natural é previsto para meados de outubro e só foi possível devido a uma frente fria que chegou no sudeste e se deparou com uma massa de ar quente que já estava na região.

Transtornos

Quedas de árvores, energia, postes e cabos de alta tensão, telhados arrancados e pessoas ilhadas foram alguns dos transtornos ocasionados pela tempestade com granizo em Belo Horizonte. Clique aqui e confira as ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros.

Chuva forte

Ainda segundo o INMET, apesar de rápida foi registrado em torno de 10,6 mm de chuva na estação meteorológica da Pampulha de 21:00 às 22:00h. Já na estação do Cercadinho, o volume foi de 12,4 mm de 20:00 às 22:00h. A Defesa Civil também divulgou o volume de chuvas por regiões, no mesmo período de tempo, confira:

- 20,0 mm: Pampulha
- 12,6 mm: Leste
- 12,0 mm: Barreiro
- 11,4 mm: Centro-sul
- 10,4 mm: Noroeste
- 10,8 mm: Oeste
- 4,0 mm: Nordeste
- 1,2 mm: Norte

Lembrando que de acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em várias regiões de Belo Horizonte

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A