Notícias

Home

Notícias

Defesa Civil alerta para mais chuva de granizo nesta terça-feira (7) em Belo Horizonte / MG

Publicada por Clima ao Vivo em 2018-07-08T00:00:00+00:00
Tags:
Compartilhe:

Uma forte chuva com granizo foi registrada em várias regiões de Belo Horizonte na noite desta segunda-feira  (6). Segundo a Defesa Civil, as áreas mais atingidas foram os bairros Castelo e Serrano e as regiões do Horto, Sagrada Família, Pampulha, Pompéia, Concórdia (noroeste), Caiçara (leste) e o nordeste do município.

O Corpo de Bombeiros registrou quatro ocorrências na capital e sete em em Contagem, entre elas, situações envolvendo quedas de árvores e cabos de alta tensão. Também ocorreu outros transtornos como telhados arrancados, pessoas ilhadas, postes caídos, transformadores estourados e vias bloqueadas. Algumas regiões ainda estão sem energia, incluindo localidades na Pampulha, Venda Nova e Contagem, na RMBH, por isso a Cemig emitiu um comunicado a população. Veja abaixo na íntegra:

“A Cemig informa que a tempestade de granizo e as fortes rajadas de vento de mais de 80 km/h registradas na noite dessa segunda-feira (6/8) causaram muitos danos ao sistema elétrico de Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH). Dessa forma, a companhia destacou cerca de 250 profissionais para trabalhar durante a noite e madrugada na recomposição do sistema elétrico”

Chuva forte

Dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) informam que apesar de rápida, foi registrado em torno de 10,6 mm de chuva na estação meteorológica da Pampulha de 21:00 às 22:00h. Já na estação do Cercadinho, o volume foi de 12,4 mm de 20:00 às 22:00h. A Defesa Civil também divulgou o volume de chuvas por regiões, no mesmo período de tempo, confira:

- 20,0 mm: Paumpulha
- 12,6 mm: Leste
- 12,0 mm: Barreiro
- 11,4 mm: Centro-sul
- 10,4 mm: Noroeste
- 10,8 mm: Oeste
- 4,0 mm: Nordeste
- 1,2 mm: Norte

Lembrando que de acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Arena Independência

O jogo do Atlético-MG e Internacional teve que ser interrompido duas vezes no segundo tempo devido as condições do tempo. Aos sete minutos, a chuva forte deu lugar ao granizo, por isso o árbitro deu uma pausa de 10 minutos. O campo ficou repleto de granizo e até ganhou uma tonalidade branca. A chuva deu uma trégua, mas quando a partida retornou, não se passaram nem um minuto e um apagão deixou o estádio no escuro. Segundo a Uol, o segundo tempo não teve jogo do minuto 7 ao 18, e também do 18 ao 31. Outras cidades da Grande BH também ficaram no escuro: Brumadinho, Sabará, Contagem, Nova Lima e Betim.

Fenômeno atípico

Segundo o CPTEC/INPE, a forte chuva acompanhada de granizo ocorrida em Belo Horizonte e região não é um fenômeno comum para esta época do ano. O acontecido é previsto para meados de outubro e só foi possível devido a uma frente fria que chegou no sudeste e se deparou com uma massa de ar quente que já estava na região.

Próximos dias

Mais chuva de granizo é esperada para os próximos dias na capital mineira. Um alerta foi emitido pela Defesa Civil estadual para a região nordeste de Belo Horizonte na tarde desta terça-feira (7). Além de chuva forte (30 a 50 mm), é previsto mais granizo, raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O alerta vai até às 08:00h de quarta-feira (8). O calor intenso e umidade alta que ainda estão na região são fatores cruciais para a ocorrência desses fenômenos.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em várias regiões de Belo Horizonte 

Publicidade

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A