Home
Notícias
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê uma semana de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, com destaque para o Norte e Nordeste, onde acumulados podem ultrapassar 80 mm. Há também alertas para o Centro-Oeste e Sudeste, enquanto o Sul deve ter tempo mais estável. Confira os detalhes por região:
Na Região Norte, a previsão indica que os maiores volumes de chuva se concentrarão em uma faixa estendida do centro-leste do Pará até o oeste do Amazonas. Esse fenômeno é atribuído à entrada dos ventos alísios, que trazem consigo uma grande quantidade de umidade do Oceano Atlântico equatorial ao longo da semana. Nessas áreas, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 60 mm, representados pelos tons de laranja e vermelho nos mapas de previsão. Por outro lado, são esperados volumes menores de chuva em Roraima, nordeste do Amazonas, noroeste do Pará e Amapá, bem como no sudoeste do Tocantins, com valores inferiores a 40 mm.
Na Região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influenciará o clima, trazendo chuvas intensas para o norte do Maranhão e do Piauí, o litoral do Ceará e parte do Rio Grande do Norte. Nessas áreas, os volumes de chuva podem ultrapassar 80 mm, e os ventos podem atingir até 100 km/h. Em contraste, a faixa leste da região, que se estende da Paraíba até o centro-leste da Bahia, terá acumulados de chuva inferiores a 20 mm, e algumas localidades podem não registrar nenhuma precipitação.
Na Região Centro-Oeste, a combinação de calor e umidade manterá a instabilidade no norte e sul do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nesses locais, os acumulados de chuva podem superar 80 mm, especialmente a partir do dia 19. No Mato Grosso do Sul, a tendência é de chuvas irregulares, com menores volumes no centro-sul do estado e maiores volumes concentrados na parte norte.
Na Região Sudeste, são esperadas chuvas acima de 60 mm na divisa de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, bem como no nordeste de São Paulo, a partir do dia 19. No norte de Minas Gerais, o tempo deve permanecer firme, enquanto algumas áreas do centro-sul de São Paulo podem registrar volumes de chuva inferiores a 10 mm.
Na maior parte da Região Sul, a massa de ar seco garantirá um tempo estável ao longo da semana. No leste de Santa Catarina, pode haver aumento da nebulosidade e pancadas de chuva no início da semana, mas o final de semana será de tempo aberto.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A