Home
Notícias
Uma nova frente fria deve avançar rapidamente pelo Brasil neste próximo fim de semana, dias 7 e 8 de fevereiro, aumentando o risco de temporais nas regiões Sul e Sudeste. Embora o sistema traga uma queda nas temperaturas, o declínio não será acentuado nem prolongado, servindo apenas como um alívio temporário para o calor intenso.
Impactos na região Sul
A mudança no tempo começa pelo Rio Grande do Sul já na tarde e noite desta sexta-feira (6). No sábado (7), a frente fria ganha velocidade e atinge o Paraná, espalhando chuva pelos três estados da região.
Rio Grande do Sul: Após uma semana de tempo seco e quente, o estado terá chuva forte concentrada no sábado. No domingo (8), o sol volta a aparecer na maior parte do território, mas as regiões de Planalto e Serra ainda podem registrar pancadas isoladas. O vento fresco trará um alívio térmico imediato, mas o calor já retorna com força na segunda-feira.
Santa Catarina e Paraná: O sábado começa com sol e calor em ambos os estados, mas a chegada da frente fria muda o cenário entre a tarde e a noite, provocando pancadas intensas. No domingo, o interior terá chuvas mais tardias, enquanto o litoral deve registrar instabilidade desde as primeiras horas do dia.
Atenção especial
É necessário cuidado redobrado no Vale do Itajaí, no litoral norte catarinense e no litoral do Paraná. Como essas áreas já sofreram com chuvas volumosas ao longo da semana, a passagem desta nova frente fria pode agravar a situação com novos acumulados significativos.
A recomendação é que a população acompanhe as atualizações meteorológicas diárias e tome precauções diante da possibilidade de temporais.
A chegada de uma nova frente fria trará instabilidade acentuada para o Sudeste brasileiro a partir deste sábado, 7 de fevereiro. O sistema encontra uma atmosfera já quente e úmida, o que potencializa a formação de nuvens carregadas.
Sábado (07/02): Os primeiros efeitos atingem São Paulo a partir da tarde. No Rio de Janeiro e na maior parte de Minas Gerais, já são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes entre a tarde e a noite, mesmo antes da chegada direta do sistema.
Domingo (08/02): A frente fria avança sobre o Rio de Janeiro. O risco de temporais aumenta significativamente em todo o estado fluminense, em São Paulo e nas regiões central, sul e oeste de Minas Gerais.
Atenção redobrada para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais: como diversas cidades já registraram volumes expressivos de chuva ao longo da semana, o solo está saturado. O risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra é considerado de moderado a alto.
O Espírito Santo e as áreas do leste e nordeste mineiro (incluindo os vales do Rio Doce e Jequitinhonha) sentirão pouca influência desta frente fria. Nessas localidades, o sol predomina e podem ocorrer apenas pancadas de chuva isoladas e rápidas, provocadas pelo calor.
Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2026 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A