Logo

Notícias

Home

Notícias

Alerta no Sistema Cantareira devido à falta de chuva

Publicada por Samira Avelar em 19/08/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Alerta no Sistema Cantareira

Na última sexta-feira (13), o Sistema Cantareira entrou em nível de alerta e segue em queda. Na quarta-feira (18), o sistema estava operando com 39% da sua capacidade total, de acordo com os dados da Sabesp.

Para se ter uma ideia, esse volume é 11% menor do que o volume que havia na mesma data em 2013, antes da crise hídrica que deixou diversas cidades da região metropolitana de São Paulo com abastecimento seriamente comprometido.

Situação de emergência/alerta: Secura do ar em várias regiões do Brasil, confira a notícia completa

Esta situação é efeito da chuva irregular e das altas temperaturas que atingem o Sudeste desde a primavera do ano passado. Algumas cidades, como Bragança Paulista e Joanópolis, que fazem parte do sistema de reservatórios, tiveram baixos registros de chuva durante 2021, até o momento.

Nesses oito meses do ano, Joanópolis só registrou chuva acima da média em junho, com 26% acima, e julho, com 3%, o que não é significativo, já que a média para junho e julho é bem baixa, por serem os meses mais secos do ano.
 
A situação foi ainda pior na região de Bragança Paulista: em nenhum mês deste ano houve registro de chuva acima da média. Todos ficaram abaixo da média esperada.
 
O Sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 7,6 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, além de Campinas e Piracicaba.

Confira onde vai chover ou fazer calor nesta quinta-feira (19) em todo o Brasil

Previsão 

A previsão não é muito animadora para a região do Sistema Cantareira. Ainda haverá um período de tempo seco até o final do inverno, cerca de um mês.
 
Somente na primavera deve ocorrer as primeiras pancadas da estação chuvosa. Porém, vale ressaltar que essa é uma estação de transição e por isso a chuva é muito irregular.

Para obter uma recuperação satisfatória dos reservatórios, é preciso que ocorram chuvas de forma frequente e bem distribuídas nas regiões de captação de água, ou seja, Joanópolis, Bragança Paulista e em cidades do Sul de Minas. Mas esse cenário só deve ocorrer durante o verão. Fonte: Cimatempo

Recordes de calor pelo mundo

Quer saber quais foram as maiores temperaturas registradas no mundo, inclusive no Brasil? Já te adiantamos que foram extremamente altas! Veja a notícia que fizemos sobre o assunto!

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A