Home
Notícias
O risco de temporais volta a aumentar no Sudeste do Brasil no decorrer desta semana por causa de uma nova frente fria que vai avançar sobre a região. Nesta segunda-feira, 17 de novembro, esta frente fria terá influência sobre São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-sul de Minas e sobre o centro-sul do Rio de Janeiro. Na terça-feira, 18, a nova frente fria fica quase parada entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Na quarta-feira, 19, essa frente fria ganha impulso e segue em deslocamento para o Espírito Santo e para o centro-leste e norte de Minas Gerais.
Com a chegada da nova frente fria a São Paulo durante esta segunda-feira, 17 de novembro, o tempo fica ainda mais instável no estado. Os paulistas terão um dia com muitas nuvens e condições para pancadas de chuva e raios, principalmente durante a tarde e à noite. O dia será abafado e o sol até pode aparecer um pouco, mas sempre junto de muitas nuvens.
Há risco de chuva moderada a forte na Grande São Paulo e em todas as regiões paulistas. Nas demais áreas têm alerta para temporais no norte e nordeste de São Paulo, incluindo a região de Ribeirão Preto, de Franca e São Carlos e na região de Presidente Prudente, no oeste do estado. Na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro, a segunda-feira terá alguns períodos com o sol em meio a muita nebulosidade, ar abafado e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de temporais no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.
No centro-sul do Espírito Santo, o sol vai aparecer e as pancadas de chuva devem acontecer a partir do fim da tarde e à noite. Áreas como o norte do Espírito Santo e o norte de Minas Gerais ainda terão predomínio de sol nesta segunda-feira (17), com pouca possibilidade de chuva. Durante a terça-feira, 18 de novembro, essa frente fria deve ficar quase parada próximo ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Isso vai manter a concentração das áreas de chuva sobre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, e nas áreas do centro, oeste e sul de Minas Gerais.
Na quarta-feira, 19 de novembro, a nova frente fria avança um pouco mais, chegando ao Espírito Santo e às regiões norte e leste de Minas Gerais. As condições para chuva aumentam nessas áreas, embora as pancadas de chuva ainda sejam esperadas na maior parte do Rio de Janeiro e nas outras regiões mineiras, incluindo as capitais Vitória, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Em contraste, a chance de pancadas de chuva no estado de São Paulo diminui bastante durante a quarta-feira, com o sol voltando a predominar na Grande São Paulo. Já entre a quinta e a sexta-feira, 21 de novembro, a chuva sobre a Região Sudeste deve se concentrar principalmente sobre o norte e leste de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo. As condições para chuvas diminuem bastante em outras áreas do Sudeste, onde o sol aparece forte.
Frio atípico sem expectativa de volta
O ar frio que chega com esta frente fria não é forte. Por isso, não há expectativa de uma queda de temperatura muito acentuada e prolongada nas regiões Sul e Sudeste nos próximos dias. As madrugadas podem ficar amenas, mas o ar esquenta rápido, e a partir do meio da semana as tardes voltarão a ser quentes no Sul e na maioria das áreas do Sudeste. Temperaturas em torno de 10°C poderão ser observadas apenas nesta segunda e na terça-feira (17 e 18 de novembro) em regiões específicas: as serras gaúcha e catarinense mais elevadas, e na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A