Notícias

Home

Notícias

Alerta de temporais: frente fria intensifica chuvas em MG e RJ

Publicada por Thalyta Araújo em 19/03/2025
Tags:

Uma nova frente fria está se deslocando pelo Sudeste do Brasil, trazendo consigo um aumento significativo nas chuvas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (20). A atenção se volta especialmente para a Zona da Mata mineira e a Região Serrana fluminense, áreas que podem ser atingidas por tempestades e registrar altos volumes de precipitação.

A imagem mostra a chegada da frente fria em uma cidade de Minas Gerais
Alerta de temporais: frente fria intensifica chuvas em RJ e MG


A chegada da frente fria aumenta o cenário chuvoso dos últimos dias, causando instabilidade em boa parte do Sudeste. Os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que passaram por um longo período seco, voltaram a registrar chuvas mais expressivas desde o fim de semana. Essa tendência deve continuar nos próximos dias, mantendo o tempo instável e o alerta para tempestades.

A previsão para esta quarta-feira (20) indica alerta para temporais em grande parte do estado do Rio de Janeiro, com destaque para a Região Serrana, onde os volumes de chuva devem ser ainda mais elevados, o risco é de tempestades. Já em Minas Gerais, toda a faixa centro-sul do estado está em alerta para temporais, com atenção redobrada para a Zona da Mata mineira, onde há previsão de tempestades.

Chuva persistente

A chuva intensa e volumosa que se espera para quarta-feira (19) é motivo de preocupação, especialmente nas áreas já saturadas pelas precipitações dos últimos dias. A sequência de dias chuvosos pode aumentar o risco de alagamentos e transbordamento de rios e córregos, exigindo atenção da população. Na quinta-feira (20), a chuva continua forte nos dois estados, com as regiões da Zona da Mata mineira e da Região Serrana do Rio de Janeiro ainda sob alerta para temporais e chuvas volumosas.

Na sexta-feira, a instabilidade começa a diminuir, e a chuva se torna mais isolada, com previsão de pancadas ao longo do dia, mas sem volumes significativos. No entanto, o solo permanecerá saturado, o que ainda exige monitoramento e precaução em áreas de risco.

Com informação da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A