Notícias

Home

Notícias

Alerta de temporais e chuvas fortes no MS e SP: Acumulados de até 130 mm e nova frente fria a caminho

Publicada por Thalyta Araújo em 13/11/2025
Tags:

As mudanças na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera vão facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul, e parte dessa nebulosidade deve se estender para o estado de São Paulo. A situação é mais preocupante para o Mato Grosso do Sul, onde se prevê que várias áreas possam acumular mais de 100 milímetros de chuva até o domingo, 16 de novembro.

a imagem mostra o avanço de chuva intensa em São Paulo
Alerta de temporais e chuvas fortes no MS e SP: Acumulados de até 130 mm e nova frente fria a caminho

Retorno dos temporais e alerta para quinta-feira

Os temporais retornam nesta quinta-feira (13 de novembro). A instabilidade é causada por uma forte área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, associada à circulação horária de ventos a cerca de 5 km de altitude.

O tempo ficará muito instável no Mato Grosso do Sul, com muitas pancadas de chuva e raios no decorrer do dia. Em vários momentos, a chuva cairá com forte intensidade, gerando grandes volumes em pouco tempo, o que pode provocar alagamentos repentinos nas cidades. Essas fortes chuvas também podem vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes.

Os maiores volumes de chuva nesta quinta-feira são esperados no centro e oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande. No entanto, muitas áreas do centro-sul e leste do estado também serão afetadas pelos temporais.

Previsão para quinta-feira (13 de Novembro)

O alerta de temporais nesta quinta-feira está restrito ao oeste e noroeste de São Paulo, abrangendo regiões como Presidente Prudente e as áreas que fazem divisa com o Mato Grosso do Sul.

Em locais como Ourinhos, São José do Rio Preto e Avaré (centro-oeste e sul), a situação é de atenção para pancadas de chuva com raios, de intensidade moderada a forte.

Nas demais regiões, incluindo a Grande São Paulo, podem ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas na tarde, mas sem risco de causar transtornos significativos.

Previsão para sexta-feira (14 de Novembro)

O maior potencial de chuva na sexta-feira ainda se concentra nas áreas paulistas próximas ao Mato Grosso do Sul e ao Paraná. Contudo, as condições de chuva no leste do estado tendem a aumentar devido a uma mudança na circulação dos ventos sobre o oceano. Assim, a Grande São Paulo, o litoral, o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba terão muitas nuvens desde cedo, com previsão de chuva durante a tarde e à noite, que poderá ser moderada a forte em alguns momentos.

Fim de semana (Sábado e Domingo)

As áreas de instabilidade vão se expandir sobre o estado, aumentando a nebulosidade e as chances de pancadas de chuva em todo o estado. O fim de semana é de atenção para a ocorrência de pancadas de chuva moderadas a fortes em São Paulo.

Nova frente fria

Há um alerta para a segunda-feira (17 de novembro), com o avanço de uma forte frente fria que poderá provocar temporais tanto no Mato Grosso do Sul quanto em São Paulo. Recomenda-se acompanhar as previsões diárias e as orientações da Defesa Civil.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A