Home
Notícias
Uma nova massa de ar polar vinda da Argentina está a caminho do Brasil, marcando a quinta onda de frio do ano. O sistema começa a influenciar o clima já nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, e suas consequências devem durar até a próxima quarta-feira, dia 13.
Onde o frio será mais intenso?
O impacto será sentido em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A chegada da massa de ar polar trará uma queda significativa nas temperaturas em várias regiões, incluindo:
Região Sul: As temperaturas vão cair no Rio Grande do Sul já na sexta-feira, com uma queda ainda mais acentuada durante a noite em Santa Catarina e no Paraná. O frio será mais prolongado e intenso em praticamente todo o Sul, com exceção do extremo sul e do litoral do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste: O frio atinge São Paulo, o sul e o Triângulo de Minas Gerais, e a parte sul do Rio de Janeiro.
Região Centro-Oeste: Todo o estado de Mato Grosso do Sul, o sul de Mato Grosso e o extremo sul de Goiás serão afetados.
Ondas de frio e "friagem"
As temperaturas em muitas dessas áreas devem ficar 5 °C ou mais abaixo da média para esta época do ano. Além disso, a massa de ar polar também causará um fenômeno conhecido como friagem no Norte do Brasil, afetando os estados do Acre e de Rondônia.
Além da queda brusca de temperatura, esta nova onda de frio traz consigo outros fenômenos climáticos importantes, como a possibilidade de precipitação invernal e geada.
A combinação do ciclone em alto-mar com os ventos úmidos que sopram para o continente pode causar chuva congelada. Este fenômeno é esperado para a madrugada e a manhã de sábado (9) no planalto e na Serra Catarinense, assim como na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, incluindo cidades como São José dos Ausentes e Cambará do Sul.
O risco de geada aumenta consideravelmente no Sul do país e em Mato Grosso do Sul. O fenômeno é mais provável na manhã de sábado e domingo (10), especialmente em regiões com temperaturas baixas e céu aberto ao amanhecer.
Em São Paulo, várias cidades do interior podem ter geada, com atenção especial para:
Piracicaba, Tatuí, Rio Claro, Serra Negra, Botucatu e Boituva.
Oeste e sudoeste paulista, incluindo Rancharia.
Áreas do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais.
No extremo sul de Minas Gerais, o frio será intenso em Maria da Fé e no distrito de Monte Verde, com possibilidade de geada.
A onda de frio deve provocar mínimas muito baixas na manhã de segunda-feira (11) em grande parte do Brasil. Em Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), haverá friagem.
Mesmo com a presença do sol, as tardes permanecerão geladas devido ao vento frio.
Em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro (RJ), as temperaturas máximas entre segunda e terça-feira não devem passar dos 22 °C ou 23 °C.
Em São Paulo (SP), as mínimas ficarão entre 8 °C e 9 °C de domingo a terça-feira, enquanto as máximas não ultrapassarão 16 °C a 20 °C.
Está sendo monitorado a possibilidade de novos recordes de mínimas e máximas anuais, e a ocorrência de temperaturas abaixo de 0 °C na região Sul.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A