Home
Notícias
Um ciclone extratropical está se formando nesta quinta-feira (7 de agosto) no Sul do Brasil, trazendo mudanças significativas no clima. Ele será o responsável por intensificar as chuvas, rajadas de vento e agitar o mar nos três estados da região.
O ciclone está ligado à segunda frente fria de agosto, que avança entre a tarde de quinta e a noite de sexta-feira. Com isso, a instabilidade climática se espalhará do Rio Grande do Sul até o extremo sul do Paraná.
Há previsão de chuva forte e risco de temporais em algumas áreas. Segundo o mapa de risco meteorológico, o alerta máximo é para o norte do Rio Grande do Sul, o sul e oeste de Santa Catarina e o extremo sul do Paraná. Nessas regiões, a previsão é de chuva intensa com possibilidade de raios e rajadas de vento fortes. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná, a chuva também será significativa, ocorrendo em forma de pancadas moderadas a fortes.
Com a formação do ciclone, os ventos devem se intensificar nesta quinta-feira (7 de agosto), especialmente no litoral gaúcho. A previsão é de que as rajadas atinjam entre 40 e 50 km/h ao longo da costa do Rio Grande do Sul, podendo chegar a 70 km/h na região central e sul do litoral.
Na sexta-feira (08), os ventos devem ficar ainda mais fortes. Com isso, aumenta o risco de transtornos como queda de galhos e problemas para pequenas embarcações.
Além da chuva e dos ventos, o mar também vai ficar agitado. Com o ciclone se fortalecendo e as rajadas de vento aumentando, as ondas vão subir no final da tarde e à noite desta quinta-feira, deixando o mar bastante agitado entre o litoral do Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina. Essa condição exige atenção especial de navegantes e pescadores, já que pode dificultar a navegação.
Com informações da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A