Home
Notícias
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para acúmulos significativos de chuva intensa e ventos fortes, válido até as 10h00 de quinta-feira (14). A previsão é de chuva acumulada entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 km/h. Os principais riscos são: Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e áreas afetadas na Região Norte.
Região Norte
- Amapá: Norte do Amapá e Sul do Amapá;
- Roraima: Norte de Roraima e Sul de Roraima;
- Amazonas: Centro Amazonense e Norte Amazonense;
- Pará: Sudoeste Paraense, Nordeste Paraense, Marajó, Baixo Amazonas e região Metropolitana de Belém.
Medidas de segurança
Durante condições climáticas adversas, é essencial seguir algumas precauções para sua segurança. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) recomenda que você evite se abrigar debaixo de árvores durante ventos fortes e tempestades, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, não estacione seu carro perto de torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com a força do vento. Por precaução, também é aconselhável desconectar aparelhos eletrônicos da tomada para evitar danos causados por picos de energia.
Em situações de emergência, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Entenda a classificação dos alertas do INMET
Alerta Amarelo (Perigo Potencial): Indica uma situação meteorológica que pode ser potencialmente perigosa. É necessário ter cuidado e se manter informado sobre as condições.
Alerta Laranja (Perigo): Situação meteorológica perigosa. Recomenda-se vigilância constante e o acompanhamento das orientações das autoridades.
Alerta Vermelho (Grande Perigo): Indica fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com alta probabilidade de danos graves e risco à vida. É essencial seguir todas as instruções das autoridades e se preparar para medidas de emergência.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A