Home
Notícias
O mês de agosto inicia com um cenário típico da estação em boa parte do país: ar seco no Centro-Oeste e interior do Sudeste, temperaturas ainda baixas pela manhã no Sul e Sudeste e previsão de chuva em áreas pontuais das regiões Norte e Nordeste.

Região Sul
Nesta sexta-feira, a chuva retorna para o Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas de fronteira com o Uruguai, no sul e oeste do estado. As pancadas podem vir com intensidade moderada a forte, por conta de um cavado e da umidade transportada da região Norte do país.
No norte gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme segue predominando. O sol aparece e não há previsão de chuva nessas áreas. Atenção para o vento na região centro-oeste do RS, onde as rajadas podem variar entre 50 e 70 km/h. No norte do Paraná, o alerta é para a baixa umidade, que pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes.
Região Sudeste
O tempo permanece estável nos quatro estados da região. O destaque é o clima seco, especialmente no interior de São Paulo e Minas Gerais. Nessas áreas, a umidade relativa do ar pode cair para menos de 30%, chegando a níveis ainda mais baixos — abaixo de 20% — no noroeste paulista e Triângulo Mineiro.
As temperaturas começam a subir, com as manhãs menos geladas do que no início da semana, resultado do enfraquecimento do ar frio e mudanças nos ventos.
Região Centro-Oeste
A sexta-feira será marcada pelo tempo firme e seco. A umidade relativa do ar segue em níveis preocupantes, com destaque para Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e o centro-norte de Mato Grosso do Sul, onde os índices podem ficar abaixo de 20% durante a tarde. Rajadas de vento entre 50 e 70 km/h são esperadas no sudoeste sul-mato-grossense.
Região Nordeste
A instabilidade continua na faixa leste da região, principalmente por causa da influência de uma frente fria que passa pelo litoral da Bahia. Pancadas de chuva com intensidade moderada a forte podem ocorrer em Salvador, Aracaju e outras áreas do litoral norte baiano, de Sergipe e até o Rio Grande do Norte.
Nas demais áreas litorâneas, a chuva fraca ocorre devido à circulação dos ventos. No interior, o tempo segue seco, com a umidade abaixo dos 30% nas horas mais quentes.
Região Norte
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável no norte da região. Estão previstas pancadas de chuva em Boa Vista, no centro-norte do Amazonas, Pará e Amapá. Em áreas como o Tocantins e o sul do Pará, o destaque é o clima seco, com baixos níveis de umidade à tarde.
Atenção: Com o tempo seco e o calor ganhando força em boa parte do país, é essencial manter-se bem hidratado e evitar atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia.
Acompanhe as imagens das câmeras ao vivo espalhadas por todo o Brasil e fique por dentro das mudanças no tempo com nossas câmeras ao vivo! Compartilhe a previsão e siga a Clima ao Vivo nas redes sociais para mais atualizações.
Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A