Notícias

Home

Notícias

ZCAS E ZCIT continuam a favorecer muita chuva no Norte e Nordeste, aumentando perigo no Centro-Oeste 

Publicada por Julia Reis em 13/01/2025
Tags:
A imagem ilustra as chuvas que podem ocorrer no Nordeste durante a semana
ZCAS E ZCIT continuam a favorecer muita chuva no Norte e Nordeste, aumentando perigo no Centro-Oeste - Fonte: Clima Ao Vivo.

A semana já começa com chuvas intensas e risco elevado de transtornos no Norte e Nordeste do país. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua atuando entre a Bahia e o Amazonas, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia as condições climáticas no Amapá e na faixa litorânea do Nordeste. 

Nesta segunda-feira (13), o tempo permanece fechado, com precipitações a qualquer momento e risco significativo de temporais. Como o solo já está saturado, a possibilidade de alagamentos e deslizamentos aumenta em estados como Maranhão, Piauí, sul do Ceará, Pernambuco, centro-sul do Pará, sul do Amazonas, Rondônia, norte de Mato Grosso, Tocantins, Goiás e em toda a Bahia. 

Além disso, a interação entre calor, umidade transportada pelos ventos em diferentes altitudes e a influência de um cavado (devido à interação entre diferentes massas de ar) sobre Minas Gerais favorecem a ocorrência de tempestades no centro-norte e noroeste do estado. O Espírito Santo segue em alerta para pancadas intensas, com possibilidade de raios e ventos de até 70 km/h. Já em São Paulo e Rio de Janeiro, a semana começa com um padrão climático típico do verão, com chuvas irregulares. Na capital paulista, o tempo deve permanecer seco, enquanto no Rio de Janeiro pode haver pancadas passageiras. O interior desses estados deve ficar atento para possíveis chuvas mais intensas à tarde. 

No Sul e em Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorrem de maneira mais irregular. No entanto, o extremo norte de Mato Grosso do Sul, próximo às divisas com Mato Grosso e Goiás, pode ficar em alerta neste início de semana. A combinação entre temperaturas mais altas e umidade favorece a formação de nuvens carregadas no centro-sul, leste e nordeste do Paraná, além do centro-norte e leste de Santa Catarina. Nessas áreas, são esperadas pancadas moderadas a fortes ao longo da tarde. Enquanto isso, no interior do Rio Grande do Sul e no extremo sudoeste de Mato Grosso do Sul, o tempo continua seco e quente, com umidade abaixo de 30%. 

 

Previsão para os próximos dias 

Até quinta-feira (16), as chuvas seguirão volumosas e frequentes na Bahia, Sergipe, sertão de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e grande parte do Pará. Por outro lado, a precipitação tende a perder força entre Alagoas e Rio Grande do Norte. No Sul do país, o calor se intensifica e a umidade do ar diminui, especialmente no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas podem alcançar entre 35 °C e 37 °C no interior do estado. 

No Sudeste, os dias ficam progressivamente mais quentes e, a partir de quarta-feira (15), as chuvas de verão devem retornar, aumentando o risco de temporais, principalmente em São Paulo, onde os eventos mais intensos devem ocorrer a partir de quinta-feira. 

 

Com informações do site Climatempo. 


 

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados




Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A