Logo

Notícias

Home

Notícias

Vulcão capaz de provocar tsunami entra em alerta amarelo; pode afetar o Brasil?

Publicada por Samira Avelar em 16/09/2021
Tags:

Imagem: Nasa


VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Atualização 20/09

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção neste domingo (19), porém não atingiu o nível mais elevado de atividade vulcânica que é a erupção explosiva que seria capaz de ocasionar deslizamentos e gerar um tsunami na costa do Brasil. Portanto, como a erupção é de pequeno porte, os especialistas acreditam que o risco é pequeno.

Alerta amarelo

O Pevolca (Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias) mudou o alerta verde para amarelo para uma possível erupção do vulcão nomeado de Cumbre Vieja localizado no sul da ilha de La Palma no noroeste da África.

O nível de alerta amarelo é o segundo em uma escala de quatro níveis, sendo o primeiro verde, o terceiro laranja e o quarto vermelho. A cor amarela significa um risco moderado de atividade do vulcão, onde medidas de monitoramento, vigilância e repassa de informação à população são mais intensificadas. Na situação presente, não há aumento do risco para os moradores.

A última vez que o Cumbre Vieja entrou em erupção foi no ano de 1971 e ele é considerado o vulcão mais ativos da Ilha Canárias.

O vulcão está em atividade?

O Instituto Nacional Geográfico detectou quase 400 tremores em cidades da Ilha: Fuencaliente e Mazo no período de 11 de setembro até o dia 13 de agosto (segunda-feira). As magnitudes dos terremotos estavam entre 2 e 2,9 mbLg, e no último domingo (12) chegou a 3,4 mbLg.

Segundo a escala Richter, magnitudes menores que 2 são tremores captados somente por sismógrafos. Entre 2 e 4 podem causar impactos parecidos com a passagem de um veículo grande e pesado, que é o nível que se encontra os terremotos gerados pelo vulcão em Las Palmas.

Entre 4 e 6 pode provocar a quebra de vidros, gerar rachaduras em paredes e mover móveis. E ainda há mais quatro níveis (6 a 7 - 7 a 8 - 8 a 9 - ou maiores que 9) que podem causar danos maiores.

Pode afetar o Brasil?

De acordo com informações de pesquisadores, caso o vulcão entre em erupção explosiva há possibilidade de provocar um tsunami que caso venha acontecer pode atingir toda a América (norte, central e sul), inclusive todo o litoral do Brasil.

Para que ocorra o tsunami é preciso que a erupção seja explosiva e caso seja, não quer dizer que as ondas, na área litorânea do Brasil, serão muito altas (entre oito e dez metros), pode acontecer de chegar na costa com alturas de ondas similares de ciclones que acontecem, geralmente próximos da região Sul, em torno de três metros, mas ainda assim é muito cedo para qualquer afirmação neste sentido.

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse o canal do Clima ao Vivo no Youtube. 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado e receber conteúdos exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A