Home
Notícias
As câmeras do Clima ao Vivo instaladas no Aeroclube de Minas Gerais, mostram em detalhes o acidente ocorrido na tarde deste sábado (11) no Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte.
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Um ponto importante é que as imagens mostram que houve uma primeira tentativa de pouso às 14:32, em aproximação pela cabeceira leste do aeroporto. A aeronave não consegue pousar e arremete, retornando apenas um minuto e meio depois, em sentido oposto.
Informações concedidas com exclusividade à Clima ao Vivo pelo Cmte Eng. J. V. Fragoso, perito e membro da LASASI - Latin America Society of Air Safety Investigators, trazem aspectos técnicos relevantes sobre o acidente:
“Observa-se que ele executa uma primeira aproximação direta a favor do vento predominante, algo não esperado, chegando veloz e alto, deslocado à direita do eixo da pista. Observamos ainda que o piloto executa a aproximação em curva para corrigir, mas somente se aproxima para executar o arredondamento para o pouso perto dos 2/3 da pista, aparentemente sem flap. Flutua inicialmente, o que o faz perder mais pista, depois efetua novo toque, mas já no final da pista, arremete” informa Fragoso.
Sobre a segunda aproximação, Cmte. Fragoso analisa que o fato de o piloto ter efetuado um retorno em 180 graus pode indicar alguma emergência interna, pois não é um procedimento padrão. Além disso, “ao retornar não tão alto, mas ainda com velocidade excessiva, agora contra o vento, que seria o natural, ainda assim toca efetivamente a pista no último terço, sem observarmos frenagem brusca ou tentativa de cavalo de pau, seguindo alinhado até colidir com as residências existentes após o término da pista” complementa.
As causas do acidente deverão ser conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa).
As imagens originais geradas pela Clima ao Vivo estão à disposição das autoridades competentes e poderão ajudar nas investigações.
Sobre as vítimas
A aeronave caiu na rua Morro das Graças, localizada no bairro Jardim Montanhês em Belo Horizonte. A equipe do Corpo de Bombeiros socorreu duas vítimas que estavam inconcientes e presas as ferragens, sendo pai e filha, o piloto de 60 anos e a passageira de 33 anos. Ambos foram levados em estado muito grave para o Hospital João 23 com politraumatismo. De acordo com informações da Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), o piloto não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital, e a filha segue em estado grave.
Sobre as casas atingidas
Ainda segundo os bombeiros, a aernovae colidiu com duas casas na queda, porém, felizmente não houve vítimas nas localidades atingidas e nem incêndio, mas houve uma vistoria preventiva para evitar uma possível explosão. A Defesa Civil foi chamada para avaliar a estrutura das casas.
Câmeras da Clima ao Vivo já registraram outros acidentes com avião. Clique nos títulos abaixo para acessar os vídeos, inclusive o primeiro vídeo citado foi o mais trágico: com mortes e pessoas feridas em Belo Horizonte, pois a aeronave também caiu em uma rua próximo do Aeroporto de Carlos Prates:
Queda de avião próximo do Aeroporto de Carlos Prates em BH no dia 21/10/19, com vítimas fatais
Acidente no Aeroporto de Congonhas
A câmera do Clima ao Vivo instalada em parceria com o Hotel Slaviero Slim Congonhas registrou o momento exato do incidente no Aeroporto de Congonhas em São Paulo/SP no dia 09/10/22.
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira mais dois acidentes:
Aeronave caiu na cabeceira da pista em Belo Horizonte/MG no dia 23/05/20
Notícia sobre o tempo em Estância/SE no dia da morte do cantor Gabriel Diniz em 27/05/19
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A