Home
Notícias
No Hemisfério Sul o verão se iniciou no dia 21 de dezembro de 2024 às 6h20 e terminará no dia 20 de março de 2025, às 6h02. A estação é conhecida pelas temperaturas mais elevadas em todo o país devido à posição relativa da Terra em relação ao sol, que se encontra mais ao sul, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites e favorecendo as mudanças rápidas nas condições de tempo, como a ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, ventos com intensidade variando de moderada a forte e descargas elétricas.
Histórico do tempo nesta estação
No verão, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com volumes que podem superar os 400 mm (tons de verde no mapa). Os menores volumes de chuva são registrados no extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde no geral os totais para a estação chegam a ser inferiores a 400 mm (tons amarelos no mapa).
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas são principalmente ocasionadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema protagonista na ocorrência de chuvas.
Os maiores volumes de precipitação podem ser observados, em média, sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com acumulados totais na faixa entre 100 e 1100 mm (tons do verde claro ao verde escuro no mapa).
O La Niña
La Niña é um fenômeno climático que ocorre quando as águas do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais frias do que o normal. Isso afeta os ventos e os padrões climáticos ao redor do mundo, causando eventos como chuvas intensas em algumas regiões e secas em outras.
O modelo de previsão de ENOS do APEC Climate Center (APCC), indica uma probabilidade de 60% de que as condições de La Niña devem se desenvolver durante o primeiro trimestre de 2025. Já em fevereiro, março e abril, a probabilidade diminui para 40% na atuação de La Niña, indicando a tendência de um fenômeno de curta duração.
Com Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A