Notícias

Home

Notícias

Tsunami meteorológico no litoral de Santa Catarina

Publicada por Thalyta Araújo em 13/11/2023
Tags:
Tsunami meteorológico no litoral de Santa Catarina

Na tarde do sábado (11), por volta das 16:00, o mar avançou em direção ao continente na praia do Cardoso, no município de Laguna, Litoral Sul catarinense. Este fenômeno que ocorreu é conhecido como tsunami meteorológico, é de difícil previsão e sua ocorrência não é muito comum de ser observada.

Geralmente ele ocorre atrelado a alguns sistemas meteorológicos como linhas de instabilidades, sendo o que aconteceu neste sábado. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de Santa Catarina, porém a passagem desta linha de instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico.

O que é uma linha de instabilidade?

As linhas de instabilidades são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.

Figura 1: As manchas vermelhas alinhadas representam as nuvens carregadas que avançaram sobre a região de Laguna/SC – Fonte: Defesa Civil de SC/Climatempo

As linhas de instabilidades provoca, “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano.

Assim a altura da onda é amplificada e ao se propagar em direção à costa pode se amplificar e ao se propagar em direção à costa, amplificando ainda mais, essas áreas e atingido alguns metros de altura em um curto período, levando uma subida rápida de mará podendo ocasionar ressaca e inundações.

Vale lembrar que toda e qualquer inundação, dependerá da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase plantas e voltadas para o quadrante sul, como o ocorrido em Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras. Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A