Home
Notícias
O primeiro final de semana de dezembro de 2023 trouxe uma série de temporais para Santa Catarrina, gerando danos significativos em diversas regiões do estado. Após a ocorrência de fortes ventos em Praia Grande, no litoral sul, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu uma nota esclarecendo que o evento não foi um tornado, mas sim uma frente de rajada, popularmente conhecida como vendaval.
Análise da situação em Praia Grande
A cidade de Praia Grande registrou intensos danos causados por uma célula convectiva no sábado (02). O radar meteorológico de Lontras indicou a formação dessa célula e a equipe de meteorologia da Defesa Civil, por meio da análise de danos, fotos, vídeos e imagens de radar, chegando a conclusão que se tratava de uma frente de rajada. Esse fenômeno ocorre quando correntes descendentes atingem a superfície, causando a expansão do ar frio e forçando o levantamento do ar quente à sua volta.
Confirmação de microexplosão em Frei Rogério
No domingo (03), o município de Frei Rogério, no Meio-oeste, também foi impactado por um intenso temporal. A Defesa Civil confirmou danos em uma área rural, caracterizando uma microexplosão. Esse fenômeno é causado quando uma nuvem de tempestade não suporta o volume de água, resultando em uma forte corrente de vento para baixo, concentrada em uma pequena área.
Imagens do radar meteorológico de Chapecó, incluindo o produto SWI (Severe Weather Indicator) e o produto VIL (Vertically Integrated Liquid), corroboram a ocorrência desse fenômeno em Frei Rogério.
Contexto dos eventos
A combinação de calor, umidade e a formação de uma frente fria durante o final de semana favoreceu a formação desses sistemas. A Defesa Civil destaca a importância da análise conjunta de dados para correta identificação dos fenômenos climáticos, garantindo uma resposta eficiente diante de eventos aversos.
A análise detalhada da Defesa Civil esclareceu que os eventos em Praia Grande e Frei Rogério não foram tornados, mas sim resultado uma frente de rajada e uma microexplosão, respectivamente. Este esclarecimento destaca a importância da compreensão precisa dos fenômenos climáticos para uma resposta adequada e eficaz das autoridades diante de eventos adversos. O estado permanece em alerta, monitorando as condições meteorológicas e garantindo a prontidão para possíveis desdobramentos climáticos. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A