Home
Notícias
Nova onda de calor começa já nesta segunda-feira (17) em áreas dos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, se estendo, pelos estados de Goiás e da Bahia, conforme o prognóstico do INMET.
A massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força a partir do próximo domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica. As áreas em tons de laranja e vermelho na Figura 1 ilustram as anomalias de temperatura máxima, que excederam 5°C no período analisado.
O conceito de onda de calor, conforme definido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), engloba um período de, no mínimo, cinco dias consecutivos em que as temperaturas máximas diárias excedem a média mensal em 5°C ou mais. Além da intensidade e duração, é crucial que essa condição climática abranja uma área geográfica extensa, e não se limite a um único local.
Essa deve ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor aconteceu entre os dias 17 e 23 a segunda, entre os dias 2 e 12 fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante a segunda onda de calor, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho de grande perigo que se estendeu até o dia 12 de fevereiro. Esse alerta abrangia não apenas o Sudeste, mas também áreas dos estados de Santa Catarina e Paraná, na região Sul do país.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C em vários municípios gaúchos. Na capital, Porto Alegre, a temperatura máxima chegou a 39,3°C.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A