Notícias

Home

Notícias

Temporais ganham força no interior do Brasil 

Publicada por Thalyta Araújo em 20/02/2024
Tags:
Temporais ganham força no interior do Brasil 

 

Uma combinação de fatores meteorológicos está promovendo a intensificação das chuvas no interior do Brasil ao longo desta semana, com destaque para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A previsão indica um cenário de instabilidade que pode perdurar até o fim da semana, deixando diversos estados em alerta para temporais.

Intensificação das chuvas: um fenômeno meteorológico em evidência

A intensificação das chuvas se deve à combinação de vários elementos. O fluxo intenso de umidade vindo do norte do país, aliado ao forte calor característico das regiões interioranas, cria condições propícias para a formação de nuvens densas. Além disso, a atuação de sistemas meteorológicos contribui para o aumento da precipitação em áreas específicas.

Estado em alerta: Precaução diante da previsão

Estados como Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia e Piauí estão em alerta para temporais, decorrente à previsão de chuvas intensas e volumosas. No último domingo (18), os municípios como Sorriso/MT, registraram acumulados significativos, com 92.2 mm de chuva em apenas 24 horas, evidenciando a força dos temporais de verão.

Temporais de verão, um fenômeno característico do Clima brasileiro

A variação dos temporais nesta época do ano é uma característica marcante do clima brasileiro. Com a chegada do verão, as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste experimentam um aumentam significativo na incidência de chuvas, decorrente a combinação de calor e umidade. As nuvens de temporais, conhecidas como cumulominbus, formam-se facilmente, podendo causar chuvas intensas e rápidas, com potencial para alagamentos e enchentes.

Previsão para os próximos dias

Terça-feira (20/02)

A atenção se volta para a faixa norte do Mato Grosso, Goiás (central e norte), Distrito Federal, Tocantins (sul), Bahia (oeste), Maranhão, Piauí e Ceará. Nessas regiões, espera-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol, com previsão de temporais.

Quarta-feira (21/02)

A expectativa é que o sol volte a aparecer nos estados do Centro-Oeste, Mato Grosso (norte) e Goiás (norte), mas nas demais áreas o alerta de temporais permanece. A situação se mantém crítica no Tocantins, Bahia (oeste), Maranhão e Piauí, com muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol e o risco de temporais persiste.

Quinta-feira (22/02)

O cenário meteorológico não apresenta mudanças significativas. Nas áreas do norte de Goiás, Mato Grosso (nordeste), Tocantins, Bahia (oeste), Maranhão e Piauí, prevê-se muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol.

Sexta-feira (23/02)

embora a chuva posso perder intensidade, o risco de temporais ainda é alto em diversas regiões, especialmente no Mato Grosso, Maranhão e Piauí, devido à alta umidade dos últimos dias. Com informações da Climatempo. 


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A