Home
Notícias
O mês de dezembro está encerrando de forma promissora para os estados do Norte do Brasil, que tem enfrentando uma intensa crise de seca. A região, historicamente castigada pela escassez de chuvas em anos de El Niño, experimenta um aumento significativo nos índices pluviométricos, especialmente no Amazonas, o maior estado e mais impactado pela estiagem.
Chuva acima da média trazem alívio, mas variabilidade preocupa
O destaque vai para a mudança no padrão tempo para dezembro, com chuvas acima da média em vários estados da região. No entanto, a variabilidade persiste, afetando diferentes localidades de maneira distinta. Esse fenômeno, caracterizado por chuvas isoladas, é acentuado em anos de El Niño, agravado a situação climática.
Amazonas registra aumento nos índices pluviométricos
O estado do Amazonas, que enfrenta os impactos mais severos da seca, viu um alívio considerável com chuvas de dezembro. Em Manaus, a capital, forma registrados 281 mm, superado a média mensal de 253.2 mm. Outras cidades também apresentam aumento, como Manicoré, com 309 mm (média 285.2 mm) e Tefé, com 213 mm (média 210 mm).
Previsão para os próximos dias alerta para temporais
A previsão meteorológica para os próximos dias destaca a continuidade das chuvas, especialmente na faixa entre o noroeste do Amazonas, sudoeste de Roraima e oeste do Pará. Essa região pode enfrentar condições de muita nebulosidade, chuvas intensa e poucas aberturas de sol, com alertas para temporais.
- Quinta-feira (28): chuva intensificada na região noroeste do Amazonas, Roraima (sudoeste) e Pará (oeste) com possibilidade de temporais.
- Sexta-feira (29): sol predominante em boa parte das regiões, mas com previsão de pancadas de chuva isoladas, especialmente no sul de Rondônia e Pará (sudoeste).
- Sábado (30): condição semelhante, com sol predominante, mas pancadas de chuva previstas entre a tarde e a noite. Destaque para o sul de Rondônia, sudoeste do Pará e Amapá (central e sul).
- Domingo (31): véspera de ano novo com muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol no noroeste do Amazonas e sudeste do Pará. Alerta para temporais nessas áreas e pancadas de chuva isoladas de chuva em outras regiões.
Primeira segunda-feira do ano, continuidade das chuvas intensas em partes do Amazonas e Pará
Na segunda-feira (01), a chuva continua intensificada na faixa norte do Amazonas, incluindo a capital Manaus, e na região central e leste do Pará. Nessas áreas, a condição será de muita nebulosidade, chuva e poucas aberturas de sol. Para o restante da região, sol predominante, com previsão de pancadas isoladas de chuva durante a tarde e noite, decorrente a alta umidade e forte aquecimento diurno. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A