Home
Notícias
Com a recente passagem de uma frente fria, o sul do Brasil está prestes a enfrentar condições meteorológicas desafiadoras durante o próximo final de semana. A previsão indicam que uma série de fatores complexos, incluindo um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos desafiadoras durante o próximo final de semana.
As previsões indicam que uma série de fatores complexos, incluindo um bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos, se unirão para criar instabilidade persistente na região, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Impacto do bloqueio atmosférico e outros sistemas meteorológicos
Um bloqueio atmosférico do tipo ômega deve formar a partir desta sexta-feira (12), estacionando a chuva sobre os três estados do sul do Brasil. Esta configuração, somada ao forte fluxo de umidade da faixa norte do país desde quarta-feira (10), intensificará as precipitações.
Além disso, a infiltração marítima, impulsionada pela atuação de uma área de alta pressão associada ao bloqueio atmosférico, contribuirá para as condições meteorológicas adversas. O padrão de vento conhecido como “lestada”, perpendicular aos estados do sul, contribuirá para a intensificação das chuvas e das rajadas de vento ao longo do final de semana.
Previsões de acumulados de chuva significativo
Conforme as previsões dos modelos, os acúmulos de chuva podem ultrapassar os 200 mm em algumas áreas ao longo do final de semana. Regiões da faixa central e sul do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão previstas para receber mais de 100 mm de chuva, com algumas regiões pontuais podendo registrar mais de 200 mm como podemos ver na imagem.
Alerta da defesa civil de Santa Catarina e precauções necessárias
A situação é preocupante e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na quinta-feira (11), com previsão de volumes ainda mais elevados de chuva. Segundo o comunicado oficial, essa combinação meteorológica poderá causar chuva persistente e volumosas, especialmente no litoral catarinense. Nas áreas em destaque, são esperados acumulados que podem superar os 350 mm, com risco alto de transtornos como alagamentos, deslizamento, inundações e enxurradas.
Nas áreas em laranja do mapa são esperados de 200 mm a 300 mm até o domingo (14), com pontuais que podem superar os 350 mm, sendo a sexta-feira (12) e o sábado (13), os dias mais críticos, ou seja, os dias em que houver chuva intensa.
Conforme as previsões, é essencial que os moradores locais estejam atentos aos alertas das autoridades locais e tomem as precauções necessárias para garantir a segurança pessoal e minimizar os impactos causados pelas chuvas intensas. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A