Home
Notícias
O estado de Santa Catarina foi uma das áreas do Brasil onde mais choveu esta semana. Em 72 horas, com aproximadamente 5 horas do dia 3 de outubro e 5 horas do dia outubro de 2023, choveu mais de 100 mm em diversas áreas do estado, incluindo o Vale do Itajaí.
Neste período, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 165,4 mm em Curitibanos, 160,0 mm em Concórdia, 158,6 mm em Canoinhas, 143,0 mm em Rio Negrinho.
A chuva mais volumosa nos últimos dias ocorreu na parte norte e no oeste de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, também recebeu chuva forte. Em Jaraguá do Sul, o Epagri-Ciram já registrou 137 mm em 72 horas. O Cemaden registrou 101 mm em Blumenau e 117,9 mm em Joinville.
A média de chuva normal para outubro no Vale do Itajaí e em parte do norte catarinense varia de 180 a 200 mm. Em vários municípios, os volumes de chuva acumulados apenas em 3 dias, no período de aproximadamente 5 horas do dia 3 de outubro e 5 horas de 6 de outubro de 2023, já correspondem a mais da metade da média de chuva da metade da média de chuva para todo o mês de outubro.
Em função da previsão de temporais e chuva volumosa e dos alertas de risco de enchente, enxurrada e inundações emitidos pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram, a tradicional festa Oktoberfest, realizada em Blumenau foi suspensa. Foi uma ação tomada para previr situações trágicas feitas com base na previsão do tempo.
A Defesa Civil de Santa Catarina e o Epagri-Ciram alerta que no decorrer da tarde desta sexta-feira (06) há condição para temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de ventos e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente do centro ao leste do estado.
Já no litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, a chuva ocorre de forma persistente ao longo do dia. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.
Durante a noite desta sexta-feira e a manhã de sábado (07), as áreas de instabilidades se intensificam sobre o oste, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados entre 150 mm e 200 mm, mas em alguns locais no litoral sul, pode chover ultrapassar estes volumes. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 40 a 70 mm.
Para o fim de semana, a Defesa Civil de Santa Catarina e o Epagri-Ciram alertam que há um risco elevado para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamento, enxurradas e inundações graduais.
A previsão conjunta dos dois órgãos é que durante o sábado (07) e no domingo (08), a chuva ocorra de forna generalizada sobre as demais regiões catarinenses, neste período, são esperados acumulados entre 100 mm e 150 mm. A expectativa é que na próxima semana a condição de precipitação diminua no estado.
Confira a previsão de eventos adversos e os alertas da Defesa Civil de Santa Catarina e do Epagri-Ciram para as diversas áreas hidrológica catarinense. Oriente-se e peça ajuda à Defesa Civil.
Durante os próximos dias, está prevista uma quantidade significativa de chuva, com risco alto para alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, estão destacadas as principais áreas que apresentam risco associados ao evento.
Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações graduais a partir da tarde de sexta-feira (06) se estendendo para o final de semana nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mampituba, Araranguá, Urussanga e Tubarão.
Risco muito alto para enxurradas e alagamentos a partir da tarde de sexta-feira (06) com aumento gradual nos níveis durante o final de semana, podendo alcançar entre 10 a 11 metros no município de Rio do Sul e 11 a 12 metros em Blumenau.
Risco alto para enxurradas, alagamentos e inundações entre a noite de sexta e o sábado, podendo atingir níveis de emergência no final de semana nas Bacias do Peri-guaçu e Antas. Já na Bacia do Rio do Peixe os rios podem atingir níveis de atenção.
Os níveis da Bacia do Rio Tijucas sobem ao longo do final de semana, podendo atingir níveis de alerta. E na Bacia do Rio Cubatão, níveis de atenção entre domingo e segunda-feira.
Fique atento as atualizações da previsão do tempo diariamente e nos avisos e alertas emitidos por fontes oficiais como a Defesa Civil de Santa Catarina - CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres). Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A