Notícias

Home

Notícias

Temporais, chuva intensa e risco de transtornos no Sul do país e no Mato Grosso do Sul

Publicada por Thalyta Araújo em 22/05/2023
Tags:
Chuva retorna nas áreas do Sul do país e no Mato Grosso do Sul 

 

A nebulosidade aumenta pelo estado gaúcho, e nuvens mais altas no oeste catarinense e do Paraná. Inclusive, já choveu, mas de maneira fraca, no oeste do Rio Grande do Sul, precisamente em Uruguaiana, com 0,8 mm na manhã de sábado (20).

E isso tem relação com um cavado meteorológico nos níveis médios da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), e mais um corredor de umidade que vem da Amazônia. No decorrer deste sábado ainda deverá chover em mais áreas do centro-sul e oeste gaúcho, principalmente por conta desses sistemas mencionados.

Além do reforço do avanço de uma frente fria pela costa do estado, contribuindo para ocorrência de chuva intensa e moderada a forte com raios e ventania. Sendo que os acúmulos podem ser mais elevados em áreas que fazem fronteira com o Uruguai, nas demais áreas do Sul o tempo fica firme.

Figura 1: Imagem de satélite GOES no canal Visível às 14h do sábado (20) – Fonte: Climatempo.

 

Figura 2: Imagem de radar às 13h e 47 min do sábado (20) – Fonte: Redemet/Climatempo


Tendência para os próximos dias

Na ainda pode ter chuva em forma de pancadas no sudoeste do Paraná e chuvisco no início do dia no norte do Rio Grande do Sul. E entre os dias 23 e 24 de maio já não chove mais em nenhuma área do Sul e do Mato Grosso do Sul, e no decorrer desses dias as temperaturas começam a se elevar.

No entanto, na quinta-feira (25) uma baixa pressão atmosférica no norte da Argentina e a aproximação de uma frente fria, trarão novas pancadas de chuva na Fronteira Oeste gaúcha, que pode ser forte, com raios e ventania. Destacam-se os temporais mais intensos no decorrer da sexta-feira (26) pelo estado gaúcho.

Já no estado gaúcho e parte do sudeste ao oeste de Santa Catarina, com temporais e volumes de chuva elevados, com risco de transtornos, como alagamentos entre sexta-feira (26) e sábado (27), às instabilidades se intensificam mais no estado catarinense e avançam pelo Paraná e o Mato Grosso do Sul, também na forma de temporais e acumulados altos e que merecem atenção.

A previsão é que até o dia 29 de maio chova de mais de 100 mm entre os estados da Região Sul e no Mato Grosso do Sul. A tendência é que os acumulados passam dos 200 mm no oeste do Mato Grosso do Sul, entre os dias 25 e 29 de maio, segundo os modelos numéricos de previsão do tempo.

Figura 3: Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 20/05/23 e 24/05/23 – Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS).
Figura 4: Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 25/05/23 e 29/05/23 – Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System (GFS).

 


Vídeos
Confira vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo:


                                                                     Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                           Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A