Home
Notícias
Será uma semana com destaque ao grande volume de chuvas entre as regiões central, sudeste e norte. Os volumes podem ultrapassar 100 mm em algumas localidades do estado do Amazonas, sul do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás e algumas partes de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada, de acordo com o modelo numérico COSMO do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Previsão para 18 a 25 de novembro de 2024
Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as condições de instabilidade se manterão, favorecendo chuvas significativas em estados como Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os volumes previstos ultrapassam 40 mm e podem chegar a cerca de 100 mm em algumas localidades (destacados em tons de vermelho).
Em São Paulo, a maior parte do estado poderá registrar acumulados superiores a 20 mm, com exceção de áreas na região central, onde os volumes esperados são menores. Destaca-se que, no início da semana, uma frente fria vinda do sul do país avançará rapidamente em direção ao oceano, alinhando um canal de umidade sobre as regiões Sul e Sudeste a partir do dia 22 de novembro, o que deverá intensificar as chuvas na faixa central do país.
Na Região Sul, a semana começará sob a influência de uma frente fria que avançará rapidamente para o oceano. Essa condição climática favorecerá chuvas em grande parte da região, com acumulados superiores a 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. A partir do dia 23 de novembro, o tempo deverá se estabilizar em grande parte do Rio Grande do Sul, enquanto em Santa Catarina e no Paraná, essa condição de tempo firme é esperada a partir do dia 24.
Na Região Norte, o calor e a elevada umidade atmosférica podem gerar áreas de instabilidade, resultando em pancadas de chuva ao longo da semana. Os acumulados podem ultrapassar 50 mm (representados por tons de amarelo a laranja) no centro-oeste do Amazonas, no Acre, em Rondônia e no sul do Tocantins, podendo atingir mais de 100 mm em alguns pontos (indicados por tons de vermelho a rosa). Nas demais áreas da região, as chuvas serão isoladas, variando entre 30 mm e 50 mm. Porém, no norte do Pará, no Amapá e na maior parte de Roraima, os volumes acumulados podem ser inferiores a 20 mm.
Na Região Nordeste, o tempo será quente e seco na maior parte do centro-leste da região. Entretanto, a partir do dia 24, há previsão de aumento da nebulosidade com ocorrência de pancadas de chuva, especialmente no centro-sul da Bahia, onde os acumulados podem ultrapassar 50 mm. Além disso, algumas áreas no sul do Piauí e do Maranhão podem registrar chuvas isoladas durante a semana.
Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A