Home
Notícias
Uma forte linha de instabilidade se organizou sobre o Paraguai e o norte da Argentina e avançou em direção ao Sul do Brasil e ao Mato Grosso do Sul, provocando fortes pancadas de chuva.
A chuva intensa começou a ser observada principalmente durante a tarde da terça-feira (25), estendendo-se pela noite e avançando pela madrugada do dia de quarta-feira (26). Em algumas localidades os acumulados ficaram em torno de 30 mm por hora.
A linha de instabilidades é um conjunto de nuvens do tipo cumulonimbus, que se deslocam de forma alinhada, organizada e, ao mesmo tempo, normalmente a linha de instabilidade é de 24 horas.
O conjunto de nuvens pode se estender por mais de uma centena de quilômetros. As nuvens de chuva de uma linha de instabilidade podem atuar em vários estados ao mesmo tempo.
A sequência de imagens de satélite mostra as nuvens carregadas desta linha de instabilidades, que se estende sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catariana e Rio Grande do Sul, já avançando em direção a São Paulo.
É comum a ocorrência de chuva muito intensa e ventania durante a passagem de uma linha de instabilidades. São sistemas meteorológicos comuns, que podem se formar em qualquer época do ano e em todas as regiões brasileiras.
Região Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo com risco de chuva forte
Durante esta quarta-feira (26), os três estados da Região Sul, o Mato Grosso do Sul e também São Paulo ficam sujeitos a chuva de forte intensidade decorrente ao deslocamento desta linha de instabilidade.
No começo desta quarta-feira (26), os radares meteorológicos e as imagens de satélite já mostravam as nuvens carregadas sobre o Noroeste do Paraná, no extremo oeste do estado de São Paulo (Pontal do Paranapanema) e sobre o lese de Mato Grosso do Sul.
A atuação desta linha de instabilidades deve prosseguir pela manhã, causando chuva que pode ser intensa nos estado do Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.
Volumes de chuva
Confira alguns volumes de chuva observados na passagem desta linha de instabilidade até a 00h de terça-feira (25), conforme os dados do INMET e o CEMADEN
Paraná
- Foz do Iguaçu/PR: registrou um acúmulo de 76,6 mm
- São Miguel do Iguaçu/Barro Branco/PR: registrou um acúmulo de 74,8 mm
- Planalto/PR: registrou um acúmulo de 59,4 mm /28,8 mm em 1 hora
Santa Catarina
- Dionísio Cerqueira/SC: registrou um acúmulo de 67,2 mm / 29,6 mm em 1 hora.
Mato Grosso do Sul
- Sidrolândia/MS: registrou um acúmulo de 70,4 mm em 3h, sendo que 58 mm caíram em apenas 1h.
- Sete Quedas/MS: registrou um acúmulo de 51 mm / 28,8 mm em 1h.
Segundo o INMET, Rio Brilhante/MS registram rajadas de vento de 83 km/h e em Dois Vizinhos/PR de 62 km/h. Com informações da Climatempo.
Outros vídeos
Confira outros vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A