Home
Notícias
Depois de um fim de semana marcado por volumes significativos de chuva no estado, inclusive entre o sábado (28) e a madrugada do domingo (29), a instabilidade atmosférica retorna já nesta segunda-feira (30), quando atuação de um sistema de baixa pressão, a presença da corrente ao ar quente da região Amazônica e a passagem de uma frente fria pelo oceano, favorecendo a ocorrência de chuva e temporais já a partir da madrugada em área o Oeste do estado, avançando para as demais regiões até o final do dia.
Na terça-feira (31), o tempo volta a apresentar condições de melhoria nas áreas do oeste e planalto sul, próximas ao Rio Grande do Sul. Já nas demais áreas, no entanto, o tempo permanece instável com condição para chuvas francas, que eventualmente podem vir acompanhada de trovoadas, principalmente no início do dia.
Na quarta-feira (01), o aquecimento e a disponibilidade de umidade favorecem a formação de temporais isolados entre a tarde e à noite no Oeste. Já no leste do estado, incluindo o litoral, a circulação de umidade do oceano favorece a manutenção da maior nebulosidade e da condição para chuva fraca.
Entre quinta-feira (02) e sexta-feira (03), a intensificação do fluxo de ar quente e úmido do norte do país e uma área de baixa pressão atmosférica, que posteriormente deve dar origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical em alto-mar próximo à costa do estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, devem reforçar o quadro de instabilidade com a formação de temporais e chuva intensa com a formação de temporais e chuva intensa pelo estado.
O ciclone extratropical deve se afastar durante o sábado (04), mas ainda deve produzir rajadas de vento entre 60 e 80 km/h ao longo do litoral e nas áreas de maior altitude do leste do estado. Além disso, esse sistema deve impulsionar o avanço de uma nova massa de ar seco, trazendo o retorno do tempo firme, entre a tarde do sábado e principalmente no decorrer do domingo (05).
Atenção: reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A