Notícias

Home

Notícias

Tempo vira no Rio Grande do Sul e as temperaturas caem em muitas cidades do estado

Publicada por Thalyta Araújo em 27/06/2023
Tags:
Chuva retorna no Rio Grande do Sul 


Porto Alegre registrou 29,5°C de temperatura máxima nesta segunda-feira (26), conforme leitura termométrica oficial do INMET feita às 21 horas, pelo horário de Brasília. A leitura preliminar das 15 horas do dia 26 de junho, foi de 29,1°C de máxima.


O valor de 29,5°C ficou 9,2°C acima do normal para um dia de junho em Porto Alegre, pois a média normal da temperatura máxima em junho na capital gaúcha é de 20,3°C, conforme os cálculos do INMET para o período de 1991 a 2020.

Esta foi a maior temperatura para junho desde 05 junho de 2021, quando a temperatura chagou aos 31,5°C. A maior temperatura em junho do ano passado foi de 24,5°C segundo o INMET. Em 26 dias de junho, 15 foram com temperatura acima da média normal, até agora.

O que causa o calor fora de hora?

Todo o Rio Grande do Sul vem tendo dias com temperaturas muito acima do que seria o normal para junho.

Em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, registrou 30,6°C a maior temperatura no estado na segunda-feira (26). Santa Maria registrou 30,0°C e Canoas, também na Grande Porto Alegre, 29,4°C. Com os 29,5°C da capital, estas foram as maiores temperaturas no Rio Grande do Sul na segunda-feira (26).

A explicação para o calorão fora de hora está em uma combinação de fatores: sol forte, predomínio de ventos quentes sobre o Rio Grande do Sul, vindos do Norte do Brasil e a ausência de ar frio de origem polar sobre o estado há vários dias.

Frio à vista

Nesta terça-feira (27), ainda será um dia de calor em boa parte do estado. A temperatura começa a baixar na fronteira com o Uruguai decorrente a chuva e a frente fria que chaga ao Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (28), enquanto a frente fria avança para o litoral catarinense, as nuvens de chuva e o ar frio de origem polar se espalha sobre todo o estado e a temperatura tem acetada queda. Porto Alegre ainda deve ter calor de até 27°C nesta terça-feira (27), mas na quarta-feira (28), a temperatura já não deve passar dos 20°C. O amanhecer da sexta-feira (30) deve ser com frio em torno dos 10°C, em contraste com 17°C observado no início da manhã da segunda-feira (26).

Os últimos dias de junho serão frios para os gaúchos, com previsão de geada ao amanhecer na fronteira com Uruguai na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30). A chuva dá uma trégua na quinta-feira (29), mas retorna na sexta-feira (30) sobre o norte do estado, nas áreas das cidades da serra, planalto e do noroeste gaúcho. Com informações do Climatempo. 


Vídeos
Confira vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo:

   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A