Notícias

Home

Notícias

Tempo seco: Parte do Brasil em alerta para baixa umidade do ar

Publicada por Samira Avelar em 04/07/2020
Tags:


Fonte: CPTEC/INPE


VEJA MAIS DE 130 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Câmeras AO VIVO

Você pode acompanhar como está o tempo ao vivo através de mais de 130 câmeras distribuídas por todo o Brasil.

Acesse: www.climaaovivo.com.br

Alerta

O CPTEC/INPE divulgou um alerta de baixa umidade para a área demarcada de amarelo no mapa acima: parte da Tocantins, Bahia, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo; e pequena parte de Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Maranhão. O aviso começará 12:00h e tem duração até às 18:00h deste sábado (04).


Aviso de atenção

"Na área destacada a tarde deste sábado (04/07) será de baixa umidade relativa do ar com valores próximos ou abaixo de 30%.Veja o aviso na íntegra

SP, MS e PE

Algumas cidades do São Paulo, Mato Grosso do Sul e Pernambuco onde o Clima Ao Vivo possui câmeras que estão dentro do alerta:

São Paulo: Barretos, Bebedouro, Monte Azul Paulista, Morro Agudo e Viradouro.

Mato Grosso do Sul: Cáceres e Cuiabá.

Pernambuco: Petrolina.

VEJA MAIS DE 130 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Baixa umidade

Lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o índice de umidade ideal, que não causa danos ao ser humano, deve variar entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção. Confira algumas recomendações:

- Pratique atividades físicas antes das 10:00h e após às 17:00h;
- Use roupas leves;
- Prefira refeições leves, adicionando ao cardápio frutas e verduras;
- Quando houver sol, utilize guarda-chuva ou sombrinha para se proteger dos raios solares;
- Mantenha-se hidratado, principalmente crianças e idosos;
- Hidrate a pele;
- Se necessário lave, o nariz com soro fisiológico.

INMET

Fonte: INMET


Já o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu alertas de baixa umidade, mas abrange uma área maior: parte da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí, Maranhão e Pará.

O aviso referente a parte do Nordeste começará 12:00h e tem duração até às 18:00h deste sábado (04). Já os alertas de parte do Pará e Maranhão começaram às 13:00h de sexta-feira (03) e tem previsão de término às 19:00h deste sábado (04).

Alerta Amarelo - Perigo Potencial

Riscos potenciais: "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde." Veja o aviso na íntegra

PE, BA, CE e PB

Algumas Pernambuco, Bahia, Ceará e Paraíba onde o Clima Ao Vivo possui câmeras que estão dentro do alerta do INMET:

Pernambuco: Araripina, Belém do São Francisco, Cabrobó, Floresta, Ouricuri, Petrolina, Petrolândia, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, São José do Belmonte e Serra Talhada.

Bahia: Bonito, Curacá, Lençóis, Miguel Calmon, Paulo Afonso, Seabra e Várzea Nova.

Ceará: Juazeiro do Norte.

Paraíba: Piancó.


Área afetada

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Cariri E Seridó Paraibano, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Centrossul Cearense, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Sertao Paraibano, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Sertao Alagoano, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Oeste Baiano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sul Maranhense, Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense.

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL


Entenda a classificação do CPTEC/INPE

Amarelo: Aviso de atenção - Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. 

Vermelho: Aviso Especial - As condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas. Continue atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. 

Preto: Aviso extraordinário de risco iminente

Cinza: Aviso cessado

Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

 

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 100 cidades

 

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 100 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A