Home
Notícias
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vem mantendo uma situação de bloqueio atmosférico, com formação de muitas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina desde o início desta semana.
Diversas áreas dos dois estados tem recebidos altos volumes diários de chuva nos últimos dias. A situação se complica nesta sexta-feira (05) e o domingo (07), com o avanço de uma área de baixas pressões atmosféricas sobre a região entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina e posterior a formação de uma frente fria.
Grandes volumes de chuva ainda são esperados nos próximos três dias, especialmente sobre o Rio Grande do Sul, e por isso, a Secretaria do Meio Ambiente e de Infraestrutura do Governo do Rio Grande do Sul (SEMA), emitiu um alerta especial nesta quinta-feira (04) de maio, decorrente ao aumento dos níveis dos rios e outros fenômenos meteorológicos que podem causar transtornos para população gaúcha.
Aumento do risco de cheia
Conforme a SEMA, os principais rios do Rio Grande do Sul estão com nível baixo (abaixo da N75), com exceção do rio Taquari, que está com níveis normais em praticamente toda a sua extensão.
Mas com a expectativa de grandes volumes de chuva em poucos dias, há possibilidade de mudança das condições hidrológicas atuais, com incidência de enxurradas nos trechos de rio de menor ordem, onde a chuva tiver um volume elevado em um curto espaço de tempo, e cheias em rios de maior ordem.
Devido à chuva forte nos próximos dias, a SEMA elevou a condição hidrológica para o estado de atenção para as bacias do Apuaê-Inhandava, Alto Uruaguai, Turvo, Santa Rosa, Santo Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Baixo Jacuí, TaquariAntas e Caí.
Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul
Nesta sexta-feira (05), as áreas de instabilidades se intensificam ao longo do dia sobre o Rio Grande do Sul decorrente ao avanço de uma área de baixa pressão atmosférica. Há risco de temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 a 80 km/h em áreas do centro e norte do estado.
Atenção: Eventos de chuva moderada a forte, em curto espeço de tempo, podem causar transtornos para a população.
A tendência é que esses volumes variem entre 60 mm e 80 mm em 24 horas, podendo atingir pontualmente os 120 mm, especialmente nas regiões Noroeste, Missões, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e pontos da Serra gaúchas e do Litoral Norte.
No sábado (06), as chuvas continuam atuando sobre o estado, ainda com risco de temporais isolados na metade norte e com acumulados expressivos, variando de 40 mm a 70 mm sobre o noroeste, centro, Vales e leste gaúcho.
No domingo (07), ocorre uma frontogênese com ciclogênese, que é, a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Isto reforçará novamente as áreas de instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, com risco de tempestades e chuva forte na maioria das áreas.
Atenção: há condições para volumes de chuva diários elevados entre 30 mm e 60 mm na região das Missões e Centro do Estado.
A expectativa é que a segunda-feira (08) é que ainda chova de forma generalizada na parte norte do Rio Grande do Sul. Mas no centro-sul gaúcho, a chuva vai perdendo força gradualmente à medida que a frente fria se afasta. Com informações da Climatempo.
Vídeos nessas regiões
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A