Notícias

Home

Notícias

Temperaturas mais altas e tempo seco

Publicada por Thalyta Araújo em 23/06/2023
Tags:
Figura 1: Ar seco e baixa umidade relativa - Fonte: Clima ao Vivo 

 

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o país, inibindo a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva, contribuindo para baixos índices de umidade relativa do ar em diversas áreas do país.

O primeiro final de semana de inverno será marcado por calor e tempo seco no Sudeste e no Centro-Oeste. As temperaturas tendem a se elevar no Sul do país e a chuva perde intensidade.

As áreas da região Sudeste, partes do Centro-Oeste e todo interior do Nordeste e os estados de Rondônia, Pará (centro, sul e leste) e Tocantins, terão um fim de semana com bastante sol e amplitude térmica, mas com temperaturas amenas ao amanhecer e calor no decorrer da tarde.

O extremo norte do Paraná e boa parte do estado de São Paulo (com exceção do litoral), Rio de Janeiro (centro-sul), Minas Gerais (noroeste, centro, oeste e sul), Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso (centro-sul e nordeste), Tocantins (centro-sul), Bahia (oeste), Maranhão (interior do estado) e Piauí, terão umidade abaixo dos 30%.

Vale lembrar que o ar seco também resseca as vias áreas, deixando as mucosas nasais muito densas decorrentes a falta de umidade e impedindo a sua limpeza correta. Assim, a falta de umidade nas mucosas facilita a entrada a infecções no organismo.

Na região sul do Brasil, chuva concentrada somente no extremo sul do Rio Grande do Sul, as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba terão um final de semana aberto e sem chuva. As temperaturas já sobem mais durante a tarde, variando em torno de 26 a 28 °C.

Atenção: com a perda radiativa, madrugadas e manhãs seguem com temperaturas mais amenas, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais (sul) e Rio Grande do Sul. Vale ressaltar que as noites sem nuvens, são mais frias.

Cuidados em caso de baixa umidade relativa do ar

Figura 1: Orientações quanto a baixa umidade relativa do ar – Fonte: Climatempo/OMS e Unicamp

Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A