Home
Notícias
A medida que avançamos no mês de março, as projeções indicam a iminente chegada da terceira onda de calor do ano no Brasil. Essa ocorrência climática traz consigo a perspectiva de um aumento significativo nas temperaturas, impactando diversas regiões do país. A expectativa é de que os termômetros se elevem, dando início a uma sequência de dias escaldantes que afetarão não apenas o clima, mas também as atividades diárias dos brasileiros.
Regiões afetadas e previsões de temperatura
O ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. Uma área de alta pressão nos níveis médios da atmosfera favorece manutenção do ar quente sobre a região, já que este sistema desfavorece a formação de nuvens carregadas, mantendo o ar seco, então, se expande para a Região Sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Groso (sul), Triângulo Mineiro e interior de São Paulo, regiões que terão calor intenso até, pelo menos, do dia 15. No oeste da região Sul, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo é onde as maiores temperaturas deverão ocorrer neste período.
O que define uma onda de calor?
Para as regiões em laranja no mapa, as temperaturas devem permanecer entre 3°C e 5°C acima da média ao longo do período, exibindo características de uma onda de calor, mas sem atingir os critérios definidos para ser considerada como tal. A onda de calor pode ser considerada quando as temperaturas permanecem 5°C acima da média durante 5 dias consecutivos, conforme a OMM, embora na literatura não seja uniforme em relação à definição.
Transição para o outono
É importante destacar que março também marca o equinócio de outono no hemisfério sul, marcando a transição do verão para o outono. Durante essa época, a inclinação do eixo da terra em relação ao sol faz com que os raios solares iniciam mais diretamente sobre o equador, resultando em dias mais curtos e no início de temperaturas mais amenas.
Isso ocorre por que a quantidade de radiação solar recebida em uma área específica da superfície terrestre é reduzida decorrente a angulação dos raios solares em relação à superfície. Consequentemente, a temperatura começa a diminuir gradualmente, marcando a transição para o outono.
Cuidados essenciais durante dias de calor intenso
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A