Notícias

Home

Notícias

Temperatura despencou no estado de São Paulo e Rio de Janeiro

Publicada por Thalyta Araújo em 09/08/2023
Tags:
Temperatura despencou no estado de São Paulo e Rio de Janeiro 

 

As capitais São Paulo e Rio de Janeiro sentiram o choque térmico neste início de semana decorrente a passagem de uma frente fria. A temperatura na terça-feira (08), não passou dos 20°C durante a tarde na capital paulista e parou nos 24°C no Rio de Janeiro, a sensação de friozinho foi predominante.

Nesta quarta-feira (09), São Paulo e Rio de Janeiro ainda ficam fresquinhas e podem ter um pouco de chuva. Contudo, a tendência é que o calor volte aumentar entre a quinta-feira (10) a sábado (12). No domingo (13), a temperatura volta a ter queda acentuada por outra frente fria.

A previsão é que o calor já volte para o próximo dos 30°C nesta quinta-feira (10), tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro e supere esta marca na sexta-feira (11).

Temperatura despencou

Durante este início de semana as temperaturas tiveram um declínio significativo, conforme mostras os dados a seguir. Às duas horas da tarde da segunda-feira (07), a cidade de São Paulo ainda sentia o calor de 30°C e no Rio de Janeiro, a temperatura chegava aos 37°C. Com o avanço da frente fria na terça-feira (08), a temperatura não passou dos 20°C na capital paulista e caiu de forma significativa no Rio de Janeiro, registrando 24°C.

Figura 1: Variação de temperatura no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de agosto de 2023Caption

 

Figura 2: Variação de temperatura no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de agosto de 2023.


Esta brusca e forte queda da temperatura aconteceu devido à entrada do ar frio sobre São Paulo e Rio de Janeiro. É o ar frio de origem polar que veio na retaguarda a frente levando a formação de nuvens densas possibilitando a chuva.

Todas as frentes frias estão associadas a uma massa de ar frio. Sempre que uma frente fria passa por um local, causará queda de temperatura, contudo, nem sempre esta diminuição da temperatura é acentuada. Com informações na Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado  que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2023 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A