Home
Notícias
Maranhão, Piauí e Tocantins foram as áreas mais quentes do país na tarde de 21 de agosto de 2023, iniciando o terceiro mês de inverno. Entre as 14h e 16h, o INMET registrou 41,0°C em Oeiras/PI, 40,8°C em Bom Jesus do Piauí/PI, 40,4°C em Alvorada do Gurgueia/PI e em Floriano/PI, 40,1°C em Balsas/MA, 40,0°C em São João do Piauí/PI e em Carolina/MA. No Tocantins, o INMET registrou 40,3°C em Porto Nacional.
Novo recorde de calor em Teresina
Teresina, capital do Piauí, bateu o recorde de calor para 2023 com máxima de 38,8°C, registrada às 16 horas, pelo horário de Brasília. O recorde foi estabelecido pelo segundo dia consecutivo, superando em quase 1°C os 37,9°C registrados no domingo (20).
Em agosto de 2022, a maior temperatura em Teresina foi de 37,1°C, também em agosto de 2021 a temperatura chegou aos 39,1°C. Os mapas mostram as médias Climatológicas da temperatura máximas para agosto no Brasil e as temperaturas reais registradas pelo INMET às 16h do dia 21 de agosto de 2023.
Calor em agosto no Centro-Oeste do Brasil
Antes de pensar que estas temperaturas são absurdas para o inverno, é preciso entender que na maior parte do Brasil, o inverno significa dias ensolarados, calor e céu azul, com baixa umidade do ar e sem chuva. A ideia de dias gelados, lareira, geada, cachecol vale apenas para o Sul do Brasil, partes do Sudeste e em situações muito especiais, para o Mato Grosso do Sul.
Em estados com o Tocantins, Piauí, Maranhão, no interior da Bahia, Pará (centro-sul e leste), Rondônia, Acre, no Centro-Oeste e até em parte do Sudeste, agosto é um mês de início do aumento de calor, que continua em setembro e em outubro até voltar a chover com regularidade.
Em Teresina, a capital do Piauí, a média da temperatura máxima em agosto é de 35,5°C, terceira maior do ano. Em Carolina, no sul do Maranhão, onde fez 40,0°C nesta segunda-feira, a média da máxima em agosto é de 36,4°C, a maior do ano. Na região de Palmas, capital do Tocantins, a média da temperatura máxima de agosto é de 36,8°C, a segunda maior do ano.
Estes valores médios climatológicos representam a média do que foi observado no período de 30 anos, de 1991 a 2020. São médias bastantes elevadas que mostram como o calor é dominante em agosto.
Onda de calor
Uma onda de calor se espalha sobre o Brasil nesta terceira semana de agosto de 2023. O centro-sul do Maranhão e do Piauí e também o estado do Tocantins vão sentir a elevação da temperatura. Embora seja normal fazer calor nestas áreas em agosto, a previsão é que as temperaturas fiquem muito acima da média normal em muitas áreas do país.
Fique atento as informações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A