Home
Notícias
Nesta quarta-feira (30), a Lua ficará completamente cheia às 22h35. Isto significa que 100% do disco lunar estará iluminado pelo sol. Mas duas particularidades tornam esta Lua cheia muito especial, ela é uma Blue Moon e um Super Lua. Uma coincidência como está só vai ocorrer novamente em 10 de agosto de 2032, segundo os cálculos do site timeanddate.com.
O nome “Super Lua” não é adotado oficialmente pelos astrônomos. Cientificamente para eles, a Lua cheia de 30/08/23 será apenas uma Lua que estará com 100% do disco lunar iluminado poucas horas depois que ocorrer perigeu lunar.
O perigeu é a menor distância entre o centro da Terra e o centro da Lua. Em 30/08/23, o perigeu lunar ocorre às 12h54 e a Lua estará distante 357 mil e 181 quilômetros da Terra. O apogeu lunar é a maior distância entre o centro da Terra e o centro da Lua.
Dizemos que uma Lua cheia (ou nova), é uma Super Lua quando a fase da Lua cheia (100% do disco lunar iluminado) acontece próxima do horário em que a Lua estará passando pelo perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra.
Atenção: Em 30 de agosto de 2023 a Lua estará cheia às 22h35 e o perigeu às 12h54.
Quando ocorre esta combinação para quem olha da Terra a Lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é. A Super Lua também ocorre com a Lua nova. Este ano, as superluas com a Lua nova ocorreram em 21 de janeiro e em 20 de fevereiro, conforme as informações do site.
A expressão Blue Mon (Lua azul, em português), não tem nenhuma relação com a Astronomia e não representa nenhum fenômeno astrônimo. A prática de plantar conforme a fase da Lua é muito antiga e ainda habitual atualmente.
O termo Blue Moon provavelmente vem de uma expressão idiomática do inglês “once in a blue” que significa algo incomum, que acontece poucas vezes. Algo tão raro ”como a lua fica azul.”
Sabe-se do uso desta expressão na Inglaterra do Seculo XVI, sempre no sentindo de algo improvável, difícil de ocorrer.
Uma Blue Moon é realmente uma Lua cheira especial, pois não acontece todos os anos, mesmo considerando as duas definições aceiras. A primeira definição é que quando houver duas luas cheias dentro do mesmo mês do calendário e a se entre o primeiro e o último dia de uma estação do ano ocorrerem quatro Luas cheias, a terceira será uma Blue Moon.
Sim, mas para que isso aconteça é necessário a erupções vulcânicas. Contudo, não acontecerá isso nesta quarta-feira, a Lua ficará branca, amarelada, dourada ou prateada, dependendo de como estiver a atmosfera. A luz da Lua cheia interage com partículas suspensas na atmosfera que podem dar variadas colorações ao satélite terrestre.
Se estivesse sendo um agosto normal, isto é, com ar bem seco em boa parte do Brasil, quase todo o país apreciar o raro evento astronômico desta quarta-feira (30).
Mas este fim de agosto está sendo completamente atípico, cheio de umidade, por esta razão temos tido nebulosidade e pancadas de chuva atípica pelo país. No entanto, mesmo com a presença de nuvens, a expectativa é que dê para ver a lua. Em várias áreas será necessário, paciência e esperar a nuvens passarem.
A semana começou com ar frio de origem polar, contribuindo para temperaturas baixa nas primeiras horas do dia. Nesta segunda-feira (28), o amanhecer será gelado e há previsão para geada desde o sul do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul, a começar pelo dia com temperaturas em torno de 4°C. Com este frio e o tempo aberto, há chances para ao fenômeno também ser registrado na capital gaúcha.
No decorrer do dia, mesmo com a presença do sol, as temperaturas seguem baixas e a sensação é de frio. Na terça-feira (29), a chance de geada fica aos mais altos da serra e planalto de Santa Catarina, Paraná e do estado do Rio Grande do Sul, mais as mínimas seguem baixas por toda a Região. Com informação da Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A