Notícias

Home

Notícias

Sudeste em alerta: Calorão e risco de temporais nesta quarta-feira (22)

Publicada por Thalyta Araújo em 22/01/2025
Tags:
Sudeste em alerta: Calorão e risco de temporais nesta quarta-feira (22)

 

A região Sudeste tem tido dias quentes com temperaturas elevadas alcançando quase os 40°C observadas em algumas áreas dos quatro estados nesta terça-feira (21), além de todas as capitais betarem recordes de calor. A grande Belo Horizonte registrou a madrugada e a tarde mais quente do ano, Vitória teve a maior temperatura para 2025 pelo segundo dia consecutivo. Já o Rio de Janeiro igualou o recorde de calor para este ano e São Paulo bateu o recorde de madrugada mais quente.

Nesta quarta-feira, o calor continua intenso na região Sudeste do Brasil e ainda beirando os 40°C em algumas regiões. Contudo, com as temperaturas elevadas contribui para o aumento de nuvens carregadas e há condições para pancadas de chuva no período da tarde e a noite em grande parte das áreas.

Atenção: há risco de chuva moderada a forte em todos os estados, mas grande parte das áreas do Espírito Santo e Minas Gerais (norte e leste) ficam fora dos alertas de chuva intensa. Mas vale ressaltar que a expectativa é que o durante o fim de semana, as temperaturas fiquem mais amenas.

 

Confira os recordes de temperaturas em algumas capitais

- Belo Horizonte/MG: a capital mineira bate duplo recorde durante a tarde e a madruga. Na terça-feira (21), Belo Horizonte, bateu o recorde de madrugada mais quente do ano e pelo quinto dia consecutivo. Conforme o INMET a temperatura mínima registrada foi de 23,4°C, sendo que a média normal para o mês é de 20°C, pelos cálculos do INMET para o período de 1991 a 2020.

A imagem mostra os dados de temperaturas na região sudeste do Brasil
Figura 1: Temperaturas em Belo Horizonte de 1 a 21 de janeiro de 2025 – Fonte: INMET

E depois da madrugada quente, a capital mineira enfrentou a tarde mais quente do ano com temperaturas máximas de 34,4°C. O recorde de calor para 2025 foi estabelecido pelo segundo dia consecutivo. O recorde anterior para maiores temperaturas deste ano era de 33,7°C, no dia 20 de janeiro.

- São Paulo/SP: a capital paulista tem sofrido com as noites quentes, o que contribuiu para recordes de temperaturas durante a madrugada pelo quarto dia consecutivo. Nesta terça-feira (21), a temperatura mínima na madrugada na cidade de São Paulo foi de 23,9°C. No sábado (19) a temperatura mínima foi de 21,7°C, no domingo (19) de 22,3°C, na segunda-feira (20) e na terça-feira (21) de 23,9°C.

- Vitória/ES: os capixabas tiveram a tarde mais quente de 2025 até gora nesta terça-feira (21). O INMET registrou 36,2°C de temperaturas máximas. O recorde anterior era de 35,7°C no dia 20 de janeiro e há possibilidade de um novo recorde ainda nesta quarta-feira (22).

- Rio de Janeiro/RJ: o Rio leva o ranking de capital mais quente do Brasil nesta terça-feira (21). A temperatura máxima foi de 38,7°C, a cidade igualou ao calor deste ano, repetindo a máxima do dia 20. Além da capital, várias cidades fluminenses também registraram a maior temperaturas do ano e do verão até o momento. Para esta quarta-feira (22), ainda não há previsão de novo recorde.

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados




 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A