Home
Notícias
Fonte: CPTEC/INPE
VEJA MAIS DE 120 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Alerta
O CPTEC/INPE divulgou um alerta de tempestade de raios, chuvas intensas, vendaval e até granizo para a área em destaque no mapa acima: grande parte do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O aviso tem duração para toda essa quinta-feira (20).
Aviso de atenção
"Na área em destaque, na quinta-feira (20/02), ocorrerão tempestades localmente de forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento de forte intensidade e ocasional queda de granizo." Veja o aviso na íntegra
SP, MS e PR
Algumas cidades do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná onde o Clima Ao Vivo possui câmeras que estão dentro desse alerta do CPTEC/INPE.
São Paulo: Bauru, Cerqueira César, Indaiatuba, São Paulo e Sorocaba.
Mato Grosso do Sul: Bonito e Campo Grande.
Paraná: Telêmaco Borba.
VEJA MAIS DE 120 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
INMET
Fonte: INMET
Já os alertas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) abrangem uma área maior. Veja no mapa acima.
Alerta
O INMET divulgou vários alertas de tempestade todo o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e grande parte do Paraná. O aviso tem duração até o fim da noite desta quinta-feira (20).
Riscos potenciais
"Chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de grazizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos." Veja o aviso na íntegra
SP, MS e PR
Todas as cidades do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná onde o Clima Ao Vivo possui câmeras que estão dentro desse alerta do INMET.
São Paulo: Barretos, Bauru, Bebedouro, Campos do Jordão, Cerqueira César, Indaiatuba, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, São Paulo, Sorocaba e Viradouro.
Mato Grosso do Sul: Bonito e Campo Grande.
Paraná: Telêmaco Borba e Curitiba.
Área afetada
Aviso para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Vale Do Paraíba/Litoral Norte, Metropolitana De Sao Paulo, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense, Serra Da Mantiqueira, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale Do Ribeira, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Metropolitana De Curitiba, Central Paranaense, Litoral Paranaense, Norte Paranaense, Oeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Sul Paranaense.
VEJA MAIS DE 120 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Entenda a classificação do INMET
Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.
Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.
Entenda a classificação do CPTEC/INPE
Amarelo: Aviso de atenção - Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo.
Vermelho: Aviso Especial - As condições de tempo são muito favoráveis para ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24 horas. Continue atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes.
Preto: Aviso extraordinário de risco iminente
Cinza: Aviso cessado
Como saber se a chuva é forte?
De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades
Atenção para chuva constante
A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.
Instruções:
* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?
Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 90 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A