Notícias

Home

Notícias

Sol vermelho e céu cinzento muda a paisagem e deixa em alerta a cidade de São Paulo

Publicada por Thalyta Araújo em 09/09/2024
Tags:
Sol vermelho e céu cinzento muda a paisagem e deixa em alerta a cidade de São Paulo

 

Há longos dias o país se encontra encoberto por nuvem de fumaça, que já pode ser notada em quase todos os estados brasileiros. O “belo sol vermelho” nos entardeceres em São Paulo causa tanto encanto quanto assusta as pessoas ao mesmo tempo.

Qualidade do ar ruim

A qualidade do ar ficou “muito ruim” neste fim de semana na maioria das áreas da cidade de São Paulo e “ruim” em vários locais do interior paulista. O índice ruim é o segundo pior na escala que termina em “péssimo”, indicado pela cor roxa. O nível de ozônio (03) ficou muito elevado.


Figura 1: Qualidade do ar muito ruim na Grande São Paulo e 8 – 9 – 24 devido ao excesso de ozônio – Fonte: CETESB

Calor e secura

Ainda não há expectativa para melhoria da qualidade do ar, por enquanto. É preciso que chova de forma pelo menos moderada e generalizada sobre a Grande São Paulo para limpar a atmosfera. A possibilidade de alguma chuva na região da capital paulista é considerada só para o próximo fim de semana.

Possibilidade de recorde de calor em São Paulo esta semana

Além do ar mais poluído e muito seco, a população de São Paulo deve enfrentar uma das semanas mais quentes do ano. Com 34,5°C de temperatura máxima, a tarde do domingo (08), foi a segunda mais quente de 2024 até agora na cidade de São Paulo. Um novo recorde de calor poderá ser estabelecido até o final desta semana. O recorde atual é de 34,7°C no dia 16 de março.

Confira as maiores temperaturas registradas em 2024 na cidade de São Paulo, até 08/09/24, conforme o INMET.

- 34,7°C em 16 de março de 2024
- 34,5°C em 8 de setembro de 2024
- 34,3°C em 8 e 9 de janeiro, 14,15 e 17 de março
- 34,1°C em 18 de janeiro e em 13 de fevereiro
- 33,9°C em 11 de fevereiro

Fumaça aumentou nos últimos dias

Essa enorme e densa névoa de fumaça é formada pela fumaça que vem de incêndios observados na maioria dos estados brasileiros, no Paraguai, na Bolívia, no norte da Argentina. Nas imagens, quanto mais vermelho, maior é a concentração de CO (monóxido de carbono), em ppbv – partes por bilhão de volumes. A situação piorou muito no Sudeste do país, Sul e Centro-Oeste nos últimos três dias. Uma mancha vermelha aparece sobre a Grande São Paulo na imagem de domingo (08), indicando que a quantidade de fumaça sobre a região aumentou nos últimos dias.

 

Figura 2: Concentração de monóxido de carbono no Sudeste e Centro-Oeste aumentou entre 5 e 8 de setembro de 2024 – Fonte: CAS/Copenicus/Climatempo

 

Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A