Home
Notícias
O ciclone extratropical que se formou entre os 02 e 03 de novembro de 2023, no litoral do Rio Grande do Sul, desloucou-se um pouco mais para alto-mar, mais ainda provocou fortes rajadas de vento no sábado 4, em áreas do Rio Grande do Sul e de Santo Catarina.
Neste domingo (05), o ciclone extratropical se afasta ainda mais em alto mar, diminuindo sua influência no Brasil. O vento enfraquece bastante no sul do país, mas o mar segue agitado.
Atenção: há risco de ressaca neste domingo em todo litoral da Região Sul, no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As ondas devem ficar entre 2,5 m e 3,5 m.
Sol predomina
O ar frio de origem polar entrou no Sul do Brasil, deixando o ar mais seco e frio. Isto inibe o crescimento de nuvens carregadas por alguns dias. O sol e o tempo seco predominam sobre o Sul do Brasil neste domingo e também na segunda-feira. Até lá, o tempo fica firme e sem risco de chuva. O domingo amanhece frio, de forma atípica para esta época do ano.
Na terça-feira (07), o sol também vai aparecer com força no Sul do Brasil, mas algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde no oeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina. Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil na quarta-feira (08) e as pancadas de chuva coltam a ocorrer em todos os estados.
Vento de quase 110 km/h
Na animação de imagens de satélite, o ciclone extratropical pode ser visto como o conjunto de nuvens que gira no sentido horário sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Na região serrana catarinense, as rajadas de vento passaram um pouco dos 100 km/h. No litoral sul gaúcho e também em áreas do litoral de Santa Catarina, as rajadas se aproximaram dos 80 km/h por hora.
Confira as rajadas de vento mais intensas na Região Sul do Brasil no sábado (04), registrardas pelo INMET.
Rio Grande do Sul
- Santa Vitória do Palmar (Chuí)/RS: várias rajadas de vento entre 60 km/h e 78km/h, pico de 78 km/h entre 10h e 11h.
- Canguçu/RS: máximo de 67 km/h, entre 2h e 3h
- Cambará do Sul/RS: máximo de 65 km/h, entre 12 h e 13 h
- Rio Grade/RS: máximo de 63 km/h, entre 12h e 13h e entre 13h e 14h.
- Tramandaí/RS: várias rajadas de vento entre 55 e 72 km por hora, pico de 72 km/h, entre 8h e 9h
- Pelotas (Capão do Leão)/RS: várias rajadas de vento entre 50 km/h e 75 km/h, com pico de 75 km/h entre 5h e 6h.
Santa Catarina
- Bom Jardim da Serra (Morra da Igreja)/SC: várias rajadas de vento entre 66 km/h e 107 km/h, entre 7h e 16 h, com picos de 107 km/h, entre 6 e 7 h, 97 km/h, entre 8h e 9h, 96 km/h entre 7 e 8 horas, 91 km/h entre 9h e 10h.
- Laguna (Farol de Santa Marta)/SC: várias rajadas de vento entre 66 km/h e 80 km/h, com pico de 80 km/h entre 12h e 13h.
- Urupema (Morro de Urupema)/SC: 75km/h às 10h
- Siderópolis/SC: 73 km/h às 12h
- Indaial/SC: máximo de 61 km, entre 10h e 11h e entre 11h e 12h
Fique atento as atualizações no decorrer da semana. Com informações da Climatempo.
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A