Notícias

Home

Notícias

São Paulo em alerta: Novos temporais podem atingir a cidade neste sábado (25)

Publicada por Thalyta Araújo em 25/01/2025
Tags:

 

A imagem mostra o avanço de chuva em São Paulo
São Paulo em alerta: Novos temporais podem atingir a cidade neste sábado

 

A previsão é de um dia abafado e muito calor com temperaturas que devem alcançar os 33°C na capital do estado. A cidade paulista terá período com sol já nas primeiras horas do dia e com algumas nuvens. Contudo, o calor intenso e a grande liberação de umidade no ar contribuirá para formação de nuvens densas e carregadas sobre a capital paulista.

No decorrer da tarte e início da noite deste sábado (25), há risco para novos temporais sobre a cidade com potencial para transtornos com alagamentos, enxurradas fortes e interrupção do fornecimento de energia.

São Paulo tem chuva mais intensa desde 1988

Nuvens significativamente carregadas passaram sobre a cidade, gerando uma tempestade que não se via a muito tempo. O alerta de tempo severo foi encaminhado a população, avisando da magnitude da tempestade.

A causadora desse temporal foi a combinação do excesso de calor, grande disponibilidade de umidade no ar, além da passagem de uma frente fria em alto-mar e também da presença de uma circulação de ventos com tendência ciclônica na região do estado de São Paulo.

Alagamentos

O temporal que caiu na tarde desta sexta-feira (24), deixou muitas vias alagadas e ruas que pareciam rios. Por volta das 19h50 desta sexta-feira (24), o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas, da prefeitura da cidade de São Paulo, informava 37 pontos com alagamentos na cidade, sendo 6 intransitáveis.

Volume de chuva

Conforme mostrou a análise de dados de precipitações, em muitas localidades paulistas acumularam de 40 mm a 60 mm de chuva em apenas uma hora, entre 15 horas e 16 horas desta sexta-feira (24). No entanto, em alguns locais a chuva foi muito mais intensa. Áreas da zona norte e na zona leste chegaram a registrar cerca de 80 mm de chuva neste período.

A estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, registrou 82 mm entre 15 e 16 horas e 39,8 mm entre 16 e 17 horas, totalizando 121,8 mm em apenas duas horas de chuva. Conforme o INMET, o acumulado de 82 mm, foi o maior já registrado em apenas 1 horas, desde o início das medições automáticas no Mirante de Santana, em 25 de julho de 2006.

O volume de chuva acumulado em duas horas pode ser considerado o mais intenso desde fevereiro de 2020, quando também choveu 121,8 mm, mas em 24 horas, entre 9 horas do dia 09 e 09 horas do dia 10 de fevereiro de 2020, pela medição do INMET.

O acumulado em 4 horas, entre 15 horas e 19 horas, somava 125,4 mm. Isso corresponde a aproximadamente 43% da média de precipitação para todo o mês de janeiro, que é de 292 mm. Esse total em 4 horas foi o terceiro maior volume de chuva em um dia sobre a cidade desde 1988, quando choveu 151,8 mm no Mirante de Santana entre os dias 20 e 21 de dezembro daquele ano.

Com informações da Climatempo.


Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A