Home
Notícias
Segundo os dados da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estado Unidos (NOAA), o fenômeno La Niña chega oficialmente ao fim após atuar desde o segundo semestre de 2020, e informa também que as anomalias de temperaturas da superfície do mar na região tropical do oceano Pacífico apontam para um período de neutralidade.
O que é ENOS e o La Niña?
A Oscilação Sul ou ENOS é um modo natural do sistema acoplado oceano-atmosfera com oscilações de 2 a 7 anos entre suas fases quentes, denominado como El Niño e fria como La Niña, capazes de afetar o clima de nível global.
O El Niño pode ser caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, no qual o El Niño causa secas sobre o norte e nordeste e chuvas excessivas sobre o sul e sudeste da América do Sul. Já a La Niña causa o padrão inverso.
Essas variabilidades do padrão de precipitação associado às fases quentes ou frias do ENOS a tona um fenômeno de extrema importância para os mais variados setores, além de poderem causar diversos prejuízos socioeconômico e ambientais às regiões afetadas. Setores como o de energia são fortemente afetados dependendo da fase atuante.
Em anos de El Niño, a geração das hidrelétricas tende a ser favorecidas na região sul do Brasil, visto que temos o aumento das chuvas, simultaneamente, em que são desfavorecidas sobre o nordeste brasileiro, favorecendo a geração de energia eólica na região.
Vale ressaltar que os eventos podem ter impacto menores ou maiores dependendo da intensidade, ou seja, um evento forte pode causar secas mais severas, como foi o caso do El Niño de 2015/2016 que teve efeitos devastadores ao redor do mundo, em especial sobre a região do Baixo Tapajós na Amazônia, com secas e incêndios florestais.
Este evento gera impactos de grande alcance, pelos motivos apresentados a cima, dessa forma, é necessário se atentar as mudanças. A pluma mais recente do Instituto Internacional de Pesquisa para Clima e Sociedade (IRI) indica condições de neutralidade sobre o Oceano Pacifico como mencionado, que devem persistir até o fim do outono no Hemisfério sul, com formação El Niño 2023 a partir do inverno.
Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos meses. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
YouTube
No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Desativar verificaçãoSugestões Premium
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A