Logo

Notícias

Home

Notícias

Saiba mais sobre o Cometa Neowise que está passando pelo Brasil

Publicada por Samira Avelar em 23/07/2020
Tags:

VEJA MAIS DE 150 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Câmeras AO VIVO

Você pode acompanhar como está o tempo ao vivo através de mais de 130 câmeras distribuídas por todo o Brasil.

Acesse: www.climaaovivo.com.br

Cometa

O cometa Neowise está passando pelo Brasil. Veja abaixo mais informações sobre o assunto, de acordo com informações do site Sociedade Científica.

Onde pode ser visto?

Nesta quinta-feira (23), há possiblidade de ver o cometa em São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná. Já na sexta-feira (24), poderá ser visto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As demais regiões do Brasil não estão entre as privilegiadas de ver o astro celeste.

Horizonte

É espero que o Neowise passe pelo céu brasileiro até o fim de julho, o horário aproximado é de 18:30h. O cometa tende a ficar mais alto no horizonte a partir dos próximos dias.

É possível ver a olho nu?

Não se pode afirmar com certeza que poderá ser visto a olho nu, há chance de não ser possível, de toda forma o portal recomenda que você utilize um binóculo astronômico. 

Qual passará de novo?

O cometa Neowise passa pela Terra a cada 6.765 anos e foi observado pela primeira vez nos céus do Hemisfério Norte. Então, tudo indica que seja uma chance única ver esse astro.

E se estiver chovendo?

Caso esteja chovendo no fim da tarde, torna a observação impossível. O mesmo vale para céu com muitas nuvens. Cada dia que passa, ele vai ficando menos visível, pois como ele está se afastando do sol, o brilho diminui e consequentemente a visibilidade.

Brilho

A magnitude desse cometa é de 4 a 6, e quanto menos magnitude, mais brilho e visibilidade o astro celeste terá. Por isso, o Neowise não está privilegiado neste quisito.

Dicas

O portal indica procurar um local livre de luzes para ver a pasagem do astro celeste, por isso o interior é uma ótima opção para quem quiser observá-lo. Caso você esteja em grandes cidades, o ideal é procurar um local alto, sem luzes artificiais e com menos obstáculos possível. Outra dica é olhar na direção direita de onde o sol se põe, no fim da tarde.

Último cometa visto

Em 2007 foi visto o último cometa no Brasil: o McNaught, antes disso, foi o Hale-Bopp em 1997.

Câmeras do Clima Ao Vivo

Tudo indica que devido o baixo brilho e tamanho do cometa, as câmeras do Clima Ao Vivo não consigam captar, mas vamos ficar na torcida para estarem errados.

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp?

Envie um oi nosso WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 110 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A