Home
Notícias
Um ciclone extratropical se formou ao sul do Brasil nesta semana, causando chuvas e ventos fortes em vários estados do Sul e deixando o tempo nublado e chuvoso também em parte do Sudeste (como em Valinhos) e Centro-Oeste.
O ciclone se formou entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, e é caracterizado por uma região de baixa pressão cujos ventos circulam em sentido horário – razão pela qual surge o nome “ciclone”. Este tipo de fenômeno ocorre em grandes escalas atmosféricas, atingindo milhares de quilômetros de diâmetro.
O fenômeno costuma causar ventos fortes em forma de rajadas, chuvas com intensidades que variam entre leve e forte, e possui frentes associadas – Que, após sua passagem, causam uma diminuição na temperatura, formando condições atmosféricas que geralmente estão associadas ao bom tempo.
O ciclone já se afastou do continente, e agora uma região de alta pressão se localiza sobre o Brasil, trazendo condições de tempo mais firme, embora nubladas em diversas regiões – As chuvas que se formam são localizadas e decorrentes de fenômenos de menor escala atmosférica.
Acompanhe as páginas da Clima ao Vivo e da Oráculo Meteorologia no Facebook para mais informações!
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A