Home
Notícias
Nos próximos dias a previsão do tempo indica que o Sul do Brasil terá a intesificação das chuvas ao longo dos próximos dias. Já nesta sexta-feira (13), há o destaque de possibilidade de chuva intensa nos três estados da região, com alerta para temporais e ventos fortes em várias áreas.
A previsão para a sexta-feira (13)
Uma área de baixa pressão se forma sobre a Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul, associada a um intenso fluxo de umidade vindo da região norte do Brasil e a ventos fortes em altos níveis da atmosfera, contribuem para o aumento da instabilidade. De acordo com o mapa de risco, as regiões mais impactadas incluem o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e grande parte do Rio Grande do Sul. As áreas que abrangem o oeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina, estão sob risco de tempestades severas, com previsão de temporais e altos acumulados de chuva.
Chuva persiste no fim de semana, alerta Defesa Civil
No sábado (14), as condições instáveis permanecem, afetando principalmente a metade leste do Rio Grande do Sul. A previsão indica chuva de intensidade moderada a forte, acompanhada por raios e rajadas de vento entre 45 e 70 km/h nas regiões sul, nordeste e no litoral do estado. Os acumulados previstos variam de 20 a 55 mm ao longo do dia, com temperaturas mínimas entre 14°C e 21°C e máximas entre 20°C e 29°C.
No domingo (15), a chuva ainda deve persistir na metade leste do Rio Grande do Sul, com acumulados estimados entre 40 e 60 mm no sul do estado, enquanto nas demais áreas os valores devem ficar abaixo de 20 mm. As rajadas de vento devem alcançar velocidades entre 40 e 50 km/h.
Ventos intensos e sua consequência sobre o mar
Os ventos ganham intensidade nos três estados da região Sul nesta sexta-feira. Algumas áreas indicam rajadas previstas entre 40 e 50 km/h. Entre o Chuí (Rio Grande do Sul) e Laguna (Santa Catarina) as rajadas podem alcançar até 70 km/h. Como consequência do aumento da intensidade dos ventos, o mar se agita. A Marinha emitiu um aviso de ressaca com ondas que podem chegar 2,5m ao longo do dia, para o trecho entre Torres (Rio Grande do Sul) e Florianópolis (Santa Catarina).
E como ficarão os rios?
Os rios da região devem permanecer dentro da normalidade, exceto pelo rio Uruguai, que seguirá apresentando elevações em Uruguaiana, embora sem alcançar o nível de alerta. Pequenos rios e arroios também podem registrar aumento nos níveis devido às chuvas, mas não há previsão de situações críticas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de atenção redobrada nas áreas com maior risco de temporais e recomenda que a população evite deslocamentos durante os momentos de chuva e vento mais intensos.
Com informações do site Climatempo.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A