Home
Notícias
A chuva volta a se intensificar em áreas do interior e do Brasil central já nesta semana, com alto potencial para transtornos entre Espírito Santo, norte e interior de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. A atuação da nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode aumentar o risco de chuva frequente nos estados citados, algo que deve acontecer até pelo menos esta quinta-feira (09).
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também espalhará mais chuva pela costa note do Nordeste nos próximos dias e os estados do Maranhão e Piauí receberão chuva forte.
Previsão para esta segunda-feira (06)
Região Norte
A semana começa com alerta máximo para o leste do Amapá devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca chuvas persistentes e volumosas nesta segunda-feira. Além disso, há previsão de temporais no interior do Amazonas, no Acre e em áreas do Pará e Tocantins. Em toda a região, as chuvas ocorrem na forma de pancadas, exigindo atenção especial em cidades como Manaus e Porto Velho, onde o risco de temporais também é elevado no início da semana.
Região Nordeste
A frente fria que permanece sobre o Espírito Santo e o litoral sul da Bahia contribui para a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no centro do país, intensificando as chuvas em áreas do Maranhão, Piauí e no oeste e sul da Bahia. Nessas regiões, há risco de temporais em diversos períodos do dia, o que pode causar transtornos. Além disso, a ZCIT intensifica a instabilidade na costa norte do Nordeste, aumentando a possibilidade de chuva forte no litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. No interior do Nordeste, o tempo segue com baixos índices de umidade, especialmente no oeste de Pernambuco e nordeste da Bahia. Em João Pessoa e Recife, a chuva ocorre de maneira moderada.
Região Centro-Oeste
O Distrito Federal entra em estado de alerta com o início da semana. No norte do Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorrem de maneira mais isolada e irregular, influenciadas pelo calor e umidade. Já uma nova ZCAS mantém condições para chuvas volumosas e persistentes em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, onde há risco elevado de precipitações contínuas ao longo do dia.
Região Sudeste
A semana inicia com predomínio de sol pela manhã na maior parte da região, abrangendo o centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e São Paulo. A combinação do calor com a umidade favorece pancadas de chuva de intensidade moderada a forte entre a tarde e a noite. O tempo fica mais instável e chuvoso no norte capixaba e mineiro, onde uma frente fria permanece estacionada, intensificando o corredor de umidade. Com os solos já saturados pelas chuvas recentes, há aumento no risco de transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente no noroeste e norte de Minas Gerais e no litoral do Espírito Santo.
Região Sul
A semana começa com pouca chuva e temperaturas elevadas no Sul do Brasil, principalmente no interior do Paraná e nas regiões oeste e central do Rio Grande do Sul. A infiltração marítima favorece um leve aumento na umidade ao longo da faixa leste de Santa Catarina e Paraná, onde o sol aparece entre nuvens, seguido por pancadas de chuva moderadas a fortes durante a tarde. No restante da região, o tempo segue predominantemente firme. No extremo sul e na serra gaúcha, ocorrem chuvas pontuais, mas a capital Porto Alegre e o interior do estado seguem com tempo seco e temperaturas altas à tarde, com risco de baixa umidade do ar nas áreas do centro-oeste e noroeste gaúcho.
Com informações do site Climatempo
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A