Notícias

Home

Notícias

Risco de chuva volumosa no decorrer desses dias no estado do RJ

Publicada por Thalyta Araújo em 10/05/2023
Tags:
Chuva retorna no estado do Rio de Janeiro ao longo dos dias

 

Durante os primeiros 9 dias de maio na cidade do Rio de Janeiro, as medidas das temperaturas máximas registradas pelas estações automáticas de Vila Militar e Forte de Copacabana foram as mais altas em 4 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na Vila Militar, a média das temperaturas máximas foi de 30,1°C, sendo 2,3°C acima da sua Climatologia de 27,8°C. Essa foi a maior média registrada nesses 9 dias maio nos últimos 4 anos, desde 2019, quando a média foi de 30,9°C.

Em Forte de Copacabana, a média das temperaturas máximas foi de 28,7°C, 2,3°C acima da sua climatologia de 26,4°C, também a maior média registrada nos últimos 4 anos, desde 2019, quando a média foi de 29,5.

Figura 1: Tabela com as médias de temperaturas nos primeiros 9 dias em Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 17 anos – Fonte: INMET/Climatempo.



Figura 2: Tabela com as médias de temperaturas nos primeiros 9 dias em Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 16 anos – Fonte: INMET/Climatempo.

Já em Jacarepaguá, a média das temperaturas máximas foi de 28,7°C, 1,0°C acima da sua climatologia de 27,7°C. Contudo, essa foi a maior média registrada nesses 9 dias de maio nos últimos 2 anos, desde 2021, quando a média foi de 27,8°C. Por fim, em Marambaia, média das temperaturas máximas foi de 27,4°C, 0,8°C acima da sua climatologia de 26,6°C, mas também está sendo a menor média registrada nesses 9 dias de maio nos últimos 2 anos, desde 2021, quando a média foi de 27,2°C.


Figura 3: Tabela com as médias de temperaturas nos primeiros 9 dias em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 6 anos – Fonte: INMET/Climatempo.

 

Figura 4: Tabela com as médias de temperaturas nos primeiros 9 dias em Marambaia, na cidade do Rio de Janeiro, nos últimos 21 anos – Fonte: INMET/Climatempo.

As temperaturas devem diminuir nos próximos dias sobre o estado do Rio de Janeiro

Com o avanço de uma frente fria na costa do Rio de Janeiro, e com a entrada de um ar mais frio que vem na retaguarda desse sistema, as temperaturas devem diminuir nos próximos dias em todo o estado fluminense. Sendo que as menores temperaturas serão registradas entre este final de semana e no início da próxima semana.

Risco para acumulados elevados nesta quarta-feira (10), em tofo o estado do Rio de Janeiro, que terá chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Com alerta para chuva continua, de moderada a forte intensidade e acumulados elevados, neste dia, com potencial para alagamentos, em especial sobre as regiões da Costa Verde, metropolitana do Rio de Janeiro, das Baixadas Litorâneas, como em pontos da região Serrana.

E também tem chuva forte as regiões do Médio Paraíba, Centro Sul, noroeste e norte do estado do Rio.

Figura 5: Imagem de radar no estado do Rio de Janeiro, às 09h45 do dia 10 de maio de 2023 – Fonte: INEA – Instituto Estadual do Ambiente/Climatempo

 

Pelas imagens de radar, por volta das 09h45, choveu sobre a região da Costa Verde e no litoral do estado do Rio de Janeiro, com acumulado que já passam dos 40 mm em 24h, entre a manhã dos dias 09 e 10 de maio, sobre Paraty e em Angra dos Reis, conforme os dados do CEMADEN.

Na quinta-feira (11), a frente ria avança no decorrer do dia pelo Espírito Santo, e com um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada, causarão chuva mais a tarde, em todo o estado, sendo mais forte em pontos das regiões Serrana e noroeste do estado.

Já na sexta-feira (12), é de chuva forte em todo o estado do Rio de Janeiro, com acumulados mais altos na costa e no norte do estado, decorrente a alta umidade que vem do mar e mais um cavado meteorológico.

Nos próximos dias a chuva seguirá pelo estado fluminense, sendo que no início da semana que vem as instabilidades são influenciadas por um ciclone extratropical na costa do Sudeste do país. Com informações da Climatempo. 

Vídeos
Confira vídeos registrados pelas câmeras da Clima ao Vivo:


                                                                     Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                           Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A