Home
Notícias
Segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), toda a região sul do país está em alerta laranja nesta segunda-feira (11), principalmente o Rio Grande do Sul. Essa classificação significa que é previsto uma situação meteorológica perigosa: chuva moderada a forte, ventos intensos, granizo, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e/ou descargas elétricas.
A chuva pode vir a qualquer momento desta segunda (11), principalmente no centro leste do Rio Grande do Sul. Não é descartada a possibilidade de granizo, trovoadas e as temperaturas não vão variar muito no decorrer do dia, devido ao aumento de nuvens.
Na terça-feira (12) é esperado pancadas de chuva, principalmente no norte e extremo sul do estado, mas diferente da segunda, há baixo potencial para transtornos. As temperaturas serão amenas ao amanhecer, sem risco para geada e a no período da tarde é esperado que os termômetros continuem registrando temperaturas mais amenas, especialmente nas áreas onde chove.
A tendência é que a chuva perca a intensidade e o tempo fique mais estável na quarta (13) e quinta-feira (14), porém na sexta (16) é previsto que a precipitação retorne, principalmente no norte do Rio Grande do Sul.
Entenda a classificação do INMET:
Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.
Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.
Ações recomendadas:
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Clique aqui e confira AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em diversas cidades do sul
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A