Home
Notícias
A Clima ao Vivo recebeu um relato da nossa parceira Bramon e identificou que várias câmeras no Brasil registraram a reentrada do Foguete da Space X na noite desta quarta-feira (14). Estados como o Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia, presenciaram este espetáculo. Confira as localizações:
Região Sudeste
Minas Gerais
- Arcos/MG: Twister Soft Net
- Belo Horizonte/MG: Hotel Ouro Minas
- Sete Lagoas/MG: Hotel Tulip Inn
Região Centro-Oeste
Distrito Federal
- Brasília/DF: Combo Livre
Goiás
- Goiânia/GO: Golden Tulip Goiânia Address
- Santo Antônio do Descoberto/GO: Combo Livre
Região Nordeste
Bahia
- Conceição do Coité/BA - Alexandro Mota (Bramon)
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Com base na análise de dados e comparação com objetos com reentrada prevista, a BRAMON (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) identificou o objeto avistado como o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, catalogado pelo NORAD sob o número 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014 para colocar em órbita o satélite de comunicações geoestacionário AsiaSat 8, que atenderia à região Ásia-Pacífico.
Após a conclusão de sua função, o segundo estágio do Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial, e sua trajetória gradualmente declinou até culminar na reentrada atmosférica observada nesta quarta-feira (14).
Confirmação da trajetória
A BRAMON estimou a trajetória do objeto (em amarelo) com base em dados da última observação, realizada quase dois dias antes da reentrada. A previsão da passagem do Falcon 9 (NORAD 40108) utilizando esses dados defasados é mostrada em laranja. Devido ao arrasto atmosférico, objetos próximos da reentrada têm seu período orbital reduzido, antecipando suas passagens. Para que a previsão do Falcon 9 se alinhasse ao fenômeno observado, sua passagem sobre o Brasil teria ocorrido com cerca de 14 minutos de antecedência, um tempo considerado razoável dada a defasagem dos dados iniciais.
Para maior precisão na identificação, a BRAMON consultou especialistas em cálculos orbitais. Na madrugada do dia 15 (nesta quinta-feira), os engenheiros Jonathan McDowell e Joseph Remis confirmaram os cálculos da BRAMON, corroborando a identificação do objeto.
Mais informações sobre o Foguete
O Falcon 9 é um foguete de dois estágios da SpaceX, projetado para transporte espacial de cargas de maneira reutilizável e econômica. A missão que lançou o satélite AsiaSat 8 decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. O segundo estágio desse foguete permaneceu em órbita por aproximadamente 11 anos antes de sua reentrada na atmosfera terrestre.
Outros registros
Várias câmeras da Clima ao Vivo já registaram outras plumas, clique aqui e confira e também reentradas, veja!
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A