Notícias

Home

Notícias

Possível Furacão pode se formar próximo da Costa Sul do Brasil

Publicada por Samira Avelar em 30/03/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 210 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Ciclone

Na costa sul do Brasil, uma área de baixa pressão atmosférica está atuando e indo em direção a costa da região sudeste. mas um detalhe peculiar está intrigando alguns meteorologistas: o movimento retrógrado voltando do mar para o continente.

ATENÇÃO: ATUALIZAÇÕES DESCARTAM A POSSIBILIDADE DE FURACÃO - CLIQUE AQUI E CONFIRA NOVAS INFORMAÇÕES

Furacão

Os ciclones extras e subtropicais quase sempre se formam na costa brasileira em direção ao alto mar, mas esse em específico também se afasta da costa, porém há uma pequena possibilidade de se aproximar novamente após o dia 03 de abril, segundo alguns modelos meterológicos, e esse retorno é característico de furacões.

Catarina

Apenas um furacão já se formou na costa do Brasil, comprovadamente, e foi nomeado de Catarina em 28 de março de 2004. Ele se originou de um ciclone extratropical que ganhou força devido as águas quentes e avançou no sul do país com o ventos fortes característico de um furacão de categoria 2.

Rastro de destruição

O Furacão Catarina ocasionou mais de 10 mortes, mais de 500 feridos, vários municípios declararam calamidade pública, em torno de 1.500 casas foram destruídas, 40 mil danificadas, fora os grandes prejuízos na agricultura e perda de plantações. Foi estimado um valor acima de 1 bilhão de reais de danos econômicos.

Mar quente

Como estamos no mês de março, fim do verão, o mar está quente, um dos fatores que podem influenciar na transformação do ciclone para um furacão e que está preocupando os meterologistas. Com informações  Climatempo!

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Como saber se a chuva é forte?

De acordo com a UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

Atenção para chuva constante

A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.

Instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no Telegram e WhatsApp?

Envie um "oi" no nosso Telegram ou WhatsApp: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 150 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A